quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENTRETENIMENTO

Jongo Tambores de Machadinha - Quissamã


Foto: Adilson dos SantosJongo Tambores de Machadinha - Foto: Adilson dos Santos  O grupo de Jongo Tambores de Machadinha, realiza no próximo sábado (25), a partir das 10h, evento para marcar as comemorações pertinentes ao Dia da Abolição da Escravatura, ocorrido em 13 de maio.


Intitulada de 1ª Feijoada da Liberdade, a festa organizada pelos jongueiros da comunidade quilombola, com o apoio da Fundação de Cultura e Lazer da Prefeitura de Quissamã tem uma vasta programação que inclui missa afro (com pontos de jongo), almoço com feijoada, apresentações de jongo, maculelê, samba de roda, percussão, batuque de atabaque, capoeira, forró e Dj. O evento é aberto ao público e segundo os organizadores, servirá como um encontro para a reflexão sobre a representação do 13 de maio como data libertária para os negros brasileiros.
Foto: Adilson dos SantosJongo Tambores de Machadinha - Foto: Adilson dos Santos   Machadinha é um cenário marcante na história de Quissamã. Para mostrar ao público de maneira realista a cultura local, dois cenários estão sendo preparados para exposição: um de feitura de farinha e outro de pesca artesanal. Além disso, a festa vai contar ainda, com a participação de artesãos quissamaenses que estarão com suas peças à mostra para venda em barraquinhas feitas de bambu e palha de pindobas, onde poderão ser encontrados também, bebidas, comidas e doces.


Para a historiadora Marta Medeiros, integrante do Grupo de Jongo Tambores de Machadinha, o principal objetivo é não deixar morrer as tradições. “Esse momento é essencial para motivar a valorização das coisas da terra, das nossas tradições, mas nosso objetivo maior é fazer isso de maneira positiva, sem focalizarmos no sofrimento do cativeiro do povo afro, porque entendemos que maior que isso foram as boas heranças que ainda podemos vivenciar nos dias de hoje”, ressaltou.


O presidente da Fundação de Cultura e Lazer, Oscar Luiz declarou sobre a importância da manutenção do resgate cultural. “Nossa preocupação hoje com o jongo, além de manter a herança banto dos nossos jongueiros da Machadinha, é especialmente, com a humanização no sentido de respeito às raízes e a disseminação da cultura, por isso todas ações dessa natureza sempre terão espaço, voz e vez no que depender do apoio e do incentivo da Fundação”, explicou.

Apresentações

Atualmente, o Grupo de Jongo Tambores da Machadinha é composto por 34 integrantes afrodescendentes. Recentemente eles realizaram duas apresentações fora do município: a primeira em São Fidélis, no dia 04/05, onde foram levar a experiência de revitalização do jongo de Quissamã para jongueiros fidelenses. Na oportunidade, eles destacaram a importância da troca de experiências, pois lá existem mestres muito idosos, embora não exista mais a prática do jongo. Já no dia 13/05, se apresentaram em Rio das Ostras, a convite da fundação de cultura da cidade.


Para agendar apresentações com o Grupo de Jongo Tambores da Machadinha, basta entrar e contato com a Fundação Municipal de Cultura e Lazer de Quissamã: (22) 2768 9450 ou com o Mestre Leandro (22) 9966 1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário