domingo, 26 de maio de 2013

PARCERIA

Macaé é contemplada com 

recursos para vencer o crack



Prefeito assinou nesta sexta-feira (24) termo de adesão ao programa “Crack, é possível vencer” do governo federal. 
 
O Prefeito Dr. Aluízio assinou nesta sexta-feira (24) termo de adesão ao programa “Crack, é possível vencer” do governo federal. A cerimônia foi realizada pela manhã no Palácio das Cidades, em Botafogo, na Zona Sul, e contou com a presença da Ministra de Desenvolvimento Social, Teresa Campelo, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prefeitos de mais oito municípios do estado do Rio contemplados pelo programa, e diversas autoridades.

Macaé concluiu o plano de ação local do programa federal “Crack, é possível vencer” e enviou os formulários virtuais ao Ministério da Justiça, sendo um dos primeiros municípios a aderir ao programa. O coordenador de Políticas Sobre Drogas, Dr. Gleison Guimarães, gerente do plano local e a Dra. Camila Butinholli, suplente do plano local, também participaram da cerimônia no Rio.

O programa possui três eixos de ação: prevenção, cuidado e autoridade. Os eixos que foram liberados pelo governo federal por enquanto são os dois últimos. O eixo cuidado consiste na valorização dos dispositivos dos equipamentos das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde. O termo de adesão de Macaé prevê, para o primeiro semestre de 2014, o início da expansão do Plano de Ação Local que foi aprovado pelo Ministério da Justiça.

Na área de Saúde serão contemplados mais uma estratégia de abordagem – “Consultório na rua”; implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24 horas (CAPS AD 3), de uma unidade de acolhimento adulto e de duas unidades de acolhimento infanto-juvenil (esses dois últimos até 2014) e financiamento de mais leitos especializados para atendimento em hospitais gerais.

No eixo cuidado de Assistência Social Macaé vai ter mais um serviço de abordagem social na rua. No eixo autoridade, o município realizará capacitação de policiais da Guarda Municipal em policiamento de proximidade e receberá um micro-ônibus todo equipado com 20 câmeras de videomonitoramento que circularão em áreas de vulnerabilidade e risco. 

- O uso crescente do crack nesses territórios de vulnerabilidade social faz com que o Programa “Crack, é Possível Vencer” seja um reforço de estratégia que o município pretende adotar. Uma das primeiras estratégias que a Coordenadoria e a secretaria de Saúde adotaram foi a capacitação de quase 500 funcionários da rede básica de Saúde – as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégia Saúde da Família) – através de curso de capacitação em dependência química a fim de viabilizar um maior e melhor acolhimento e orientação aos usuários e suas famílias – explica Dr. Gleison Guimarães.

Com a liberação de verbas pelo programa do Governo Federal, Macaé poderá ampliar a rede de atenção integral ao usuário de crack e de enfrentamento do tráfico de drogas.

Plano de Ação Municipal - O plano de ação municipal foi elaborado pelo Comitê Gestor do Município de Macaé para realização de atividades de planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações do Programa “Crack, é possível vencer” (CGMM), criado pelo decreto municipal 37/2013. Sua proposta é garantir a integração das ações do programa nas áreas de saúde, segurança, assistência social, justiça, direitos humanos e educação.

O CGMM é integrado por representantes da Coordenadoria Extraordinária sobre Drogas, do Gabinete do Prefeito, do Vice-Prefeito, da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Extraordinária de Assuntos Comunitários e da Ordem Pública.

O programa “Crack, é possível vencer” tem como finalidade prevenir o uso e promover atenção integral ao usuário de crack, além de enfrentar o tráfico de drogas. Sua meta é aumentar a oferta de serviço de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas, através do enfrentamento ao tráfico, e promover ações de educação, informação e capacitação.

O governo federal disponibiliza recursos aos estados e municípios que poderão aderir ao programa assumindo contrapartidas e implementando ações de segurança, educação, saúde, assistência social e outras. A meta é que a ampliação dos serviços aconteça até 2014.
Fotos Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário