domingo, 12 de maio de 2013

Oração e Fé neste domingo em Quissamã


Emoção, oração e fé. Esses foram os principais sentimentos enunciados pelos fiéis de Quissamã, neste domingo (12), Dia das Mães, ao receberem na cidade, a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Nossa Senhora.

Famílias inteiras foram esperar a chegada dos símbolos católicos que vem peregrinando
pelo mundo com sua mensagem de fé. Eles foram dados aos jovens pelo Papa João Paulo II, como expressão do amor de Cristo pela humanidade, desde 1984. A Paróquia Nossa Senhora do Desterro, coordenada pelo Pe. Sadraks Gualberto estava em festa, e acompanhado por ministros da Eucaristia e pelo Grupo Jovem ‘Renascer em Cristo’, recebeu os símbolos junto com o Bispo Diocesano, Dom Edney Govêa Mattoso e alguns sacerdotes, autoridades municipais e fiéis quissamaenses, no pórtico de entrada da cidade, e seguiu em carreata com uma multidão até o pátio da Igreja Matriz, no Centro de Quissamã, onde foi realizada uma missa campal e logo após, seguiu para Campos dos Goytacazes.

Representantes do grupo jovem destacaram a importância da passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora pela paróquia. “É uma grande benção, um grande momento de evangelização para a juventude, é um momento ímpar”, avaliou Mylena Leite Sobrinho, 17 anos. Para Thiago Meireles, 25 anos, o momento é apropriado para a reflexão. “É uma oportunidade para mostrar à juventude, que o jovem pode viver com todo vigor junto à igreja e estando no mundo, mesmo sem viver as coisas do mundo que não são boas”, ressaltou.

     Além do bispo, outras autoridades católicas da Diocese de Nova Friburgo estiveram presentes no evento, como o Vigário Geral Monsenhor Alex Paiva; o Vigário Episcopal do Vicariato Litoral, Monsenhor Alexandre Guidio; o Pároco da Catedral de São João Batista de Friburgo, Padre Marcus Vinícius Macedo; Padre Lourenço Ferranatto, dos Arautos do Evangelho; Padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antônio (Macaé) e Padre Marcos Anco, da Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Carapebus). Também estiveram em Quissamã freiras do convento franciscano Toca de Assis (Macaé) e as irmãs da Divina Providência, representantes e jovens da Diocese de Campos.

Momentos de fé

Os símbolos chegaram ao pátio da Matriz ao som da banda Triton, que fez a abertura do evento, conduzidos pelo Padre Sadraks e por jovens de Quissamã, que externavam fé e alegria abundante.

No fim da missa celebrada pelo Bispo, o Padre Sadraks Gualberto agradeceu à juventude quissamaense. “É um momento muito especial para nossa diocese, e principalmente para nossa cidade. Obrigado aos jovens da nossa comunidade que com toda a garra possam sempre estar nos apoiando”, declarou Padre Sadraks.

Homenagens

(Foto acima) Dom Edney recebeu do chefe do executivo a chave do município. “Quero agradecer imensamente a Quissamã, especialmente ao prefeito Octávio Carneiro e a primeira dama D. Hermínia, pelo carinho que nos acolheram e entregaram a chave da cidade”, destacou Dom Edney, que agradeceu ainda, aos jovens quissamaenses pela lembrança que recebeu – um coração da JMJ. “Esse é o coração de Jesus que bate de amor por nós, muito obrigado, eu sempre fui recebido com muito carinho em Quissamã”, concluiu. Ele também fez uma saudação especial às mães do município.

Neste mesmo domingo, uma tradicional escola de Quissamã, cujo nome é em homenagem à padroeira da cidade – o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro completa 54 anos de fundação. Para marcar a data, o professor de música, Alrênio Belarmino solou “Nossa Senhora” ao saxofone, acompanhado por alunos do grupo de dança e crianças representando anjos. Ao fim da missa, a cruz foi desmontada e, junto com o ícone de Maria, seguiu para a Diocese de Campos.

Para finalizar a festa católica, muitas famílias participaram do almoço promovido pela paróquia, que foi animado pela apresentação da Banda Rezza, de Cachoeiro de Itapemirim, encerrando o encontro católico.

Durante todo o evento, equipes da secretaria de Saúde e da Defesa Civil Municipal estiveram de plantão para emergências. No coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, que fica no entorno da Igreja Matriz, uma equipe da VISA – Vigilância em Saúde, promoveu um trabalho informativo sobre a campanha, 10 minutos contra a dengue.




O grupo jovem Renascer em Cristo homenageou o Padre Sadraks, que através de uma mensagem lida para o pároco, destacou a vinda dele para o município como uma providência divina. Vale ressaltar que a participação dos jovens na paróquia local aumentou significativamente desde a sua chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário