quinta-feira, 9 de maio de 2013

NOTICIADO A CIDADE DE CASIMIRO DE ABREU

Programação especial na Casa de Casimiro de Abreu comemora Semana de Museus


A Casa de Casimiro de Abreu, no distrito de Barra de São João, de 13 a 18 de maio, tem variada programação que compõe a Semana Nacional de Museus. Na 11ª edição, o tema destaca a memória e a criatividade. Na abertura do evento, haverá mostra das telas do artista plástico Roger Viana que darão ao visitante um panorama das belezas naturais do município.
 
Para as crianças, na terça (14), a partir das 9 horas, tem  teatro de fantoches com os “Amigos do Sabiá”. À noite, o escritor Arnaldo Linhares ministra palestra sobre a vida e obra de Casimiro de Abreu. Autor do livro “Todos cantam sua terra”, lançado há dois anos na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, ele fez pesquisas na região. 
 
— Este livro relata, com base em documentos e na tradição oral, a história da cidade e conserva-a viva para a posteridade. Preservar a memória de um povo é explicar sua origem, suas tradições, seu passado e seu futuro — comenta Arnaldo Linhares.
 
Na quinta-feira (16), uma mesa redonda com moradores e autoridades pretende relembrar a história de Barra de São João. Na sexta (17), a peça teatral “Adoração”, baseada na obra de Nelson Rodrigues, e o esquete “Frida Kahlo à revolução”, que retrata a vida da pintora mexicana, acontecem a partir das 20 horas, respectivamente. Todos os dias, shows de Música Popular Brasileira encerram as noites da Semana Nacional de Museus,  na Casa de Casimiro de Abreu.
 
O Instituto Nacional dos Museus – IBRAM, organiza o evento. O Dia Internacional de Museus é comemorado no dia 18 de maio. O propósito é a mobilização dos museus brasileiros em torno de um mesmo tema: "Museus (memória+criatividade) = mudança social". A Casa de Casimiro de Abreu fica na Rua Bernardo Gomes, na Beira Rio, em Barra de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário