segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ecologia para todos:

  Parque Municipal Atalaia é opção

 de lazer e convívio com a natureza



Vamos conhecer de verdade.  Respirar ar puro, ouvir o canto dos pássaros, aproveitar o contato com a natureza. A poucos quilômetros do Centro de Macaé, o Parque Municipal Atalaia é uma boa opção para quem quer fugir da agitação urbana e aproveitar uma paisagem mais bucólica.

 O Parque Atalaia está situado no distrito de Cachoeiros de Macaé, a cerca de 27 quilômetros da sede. É uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do Estado e registra expressiva relevância ecológica pela diversidade de sua flora e fauna. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas, sem agendamento prévio para famílias.

Para os aventureiros, o local apresenta opções de trilhas leves e moderadas, que podem ser realizadas com o acompanhamento da equipe do Parque, composta por guias, agentes da Guarda Ambiental, biólogos, entre outros. Durante a visita, os profissionais mostram a fauna e a flora locais, além de toda a infraestrutura disponível, formas de preservação e conservação ambiental.

Com 235 hectares - 75% de mata fechada - o Parque abriga importantes espécies da fauna e flora, com espécies endêmicas, e abundância de água. A estrutura física do Parque Municipal do Atalaia é composta de um centro administrativo, refeitório e centro de convivência. No local não é realizada a venda de alimentos, no entanto, os visitantes podem levar alimentos para consumir no Parque.

Remanescentes florestais de baixada do município como Jequitibá, vinhático, figueira, braúna, pau-d'alho são algumas das espécies da flora encontradas no local. A fauna do Atalaia também é rica e mescla espécies comuns em sistemas abertos, como cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, entre outras.

Hoje, o parque é uma referência regional para universidades realizarem pesquisa na área. Além disso, o Parque tem importância cultural por estar relacionado à história do saneamento básico de Macaé: em 1895, após sucessivas epidemias de febre amarela, o município, através de iniciativa de vários vereadores, adquiriu 25 alqueires da Fazenda Atalaia, com o objetivo de ampliar as fontes de água, garantindo a boa qualidade de abastecimento de água da cidade.

Entendendo a importância da educação e disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente para incentivar a preservação e utilização sustentável dos recursos, são realizadas atividades planejadas com escolas, universidades, grupos de interesse socioambiental e comunidade em geral. O objetivo é envolver a comunidade nas ações e projetos desenvolvidos através de palestras, dinâmicas, laboratórios, vídeos educativos, trilhas interpretativas, e, mais recentemente, compostagem. As visitas dos grupos devem ser agendadas com até uma semana de antecedência pelo telefone 2762 4802.

Serviço))))

Parque Municipal Atalaia

Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 16 horas

Entrada: gratuita

Telefone para agendamento de grupos: 22 27624802 (devem ser realizados com uma semana de antecedência)

Fotos Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário