quinta-feira, 9 de maio de 2013

PETROLEO

Petrobras vai dobrar produção até 2020


A Petrobras vai dobrar de tamanho nos próximos sete anos, segundo previsão anunciada pela presidente da estatal, Graça Foster, nessa terça-feira, em palestra durante conferência internacional de tecnologia offshore nos Estados Unidos. As projeções apresentadas indicam que a produção brasileira de petróleo saltará dos 2,2 milhões de barris equivalentes (petróleo e gás natural) por dia, em 2012, para 5,7 milhões, em 2020, considerando-se a produção da Petrobras e das empresas a ela consorciadas.


A região do pré-sal da Bacia de Santos foi apontada por Graça Foster como a grande responsável por esse aumento. “Fizemos 53 descobertas no Brasil nos últimos 14 meses. Só no pré-sal, foram 15. As reservas da Petrobras têm potencial para dobrar de tamanho e atingir 31,5 bilhões de barris de óleo equivalente nos próximos anos. Não há dúvida de que os resultados são fruto dos investimentos da companhia, que cresceram 21,5% ao ano desde 2000 e atingiram US$ 42,9 bilhões em 2012”, ressaltou.


Graça ainda destacou o crescimento da demanda do mercado brasileiro, bem acima da média mundial. Entre 2000 e 2012, a demanda por gasolina no Brasil cresceu 73% contra 17% no mundo. No mesmo período, a demanda por diesel no país subiu 52%, enquanto o crescimento mundial foi 31%. “E a comparação quando falamos em querosene de aviação é ainda mais impressionante: enquanto no Brasil cresceu 58%, no mundo, caiu 3%”, comparou.

A presidente da estatal apresentou a palestra “O futuro da energia no Brasil: o papel da Petrobras” durante o painel “Perspectivas no mercado global de energia”, que reuniu cerca de 250 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário