sexta-feira, 27 de junho de 2014

OSPITAL MUNICIPAL DE QUISSAMÃ TEM NOVA DIREÇÃO TÉCNICA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

DOUTORA FABIANA CATALANI ASSUME O CARGO

Foto: Adilson dos SantosDra. Fabiana Catalani, nova diretora técnica do HMMMJ - Foto: Adilson dos SantosO Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus tem nova diretora técnica. A médica Fabiana Melo Rosa Catalani assume o cargo, substituindo o médico Flávio Adélito, que continuará como plantonista da UTI da unidade de saúde. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26), pela secretária de Saúde, Drª Mara Regina, seguindo determinação do prefeito Octávio Carneiro.
Drª Fabiana é pediatra intensivista e especialista em gestão hospitalar e auditoria de sistema de saúde. Já foi concursada em Quissamã, onde atuou por dez anos, de 1999 a 2009, inicialmente como pediatra visitadora, e depois no setor de Controle e Avaliação da secretaria de Saúde do município, o qual ajudou a montar.
De acordo a nova diretora técnica do H.M.M.J, a prioridade no momento é identificar os problemas e as dificuldades relacionadas à unidade de saúde. Segundo ela, a estrutura física hospitalar de Quissamã é montada com um nível superior ao de muitas cidades vizinhas em relação tanto ao quantitativo populacional, quanto de serviços oferecidos.
“Aqui temos em regime de plantão 24h, dois pediatras, três clínicos, um anestesista, dois obstetras e um intensivista, além de equipes completas de enfermagem com técnicos, auxiliares, enfermeiros e laboratório”, disse.
O hospital de Quissamã é classificado como secundário, ou seja, que atende as complicações identificadas pela atenção básica, cujos pacientes precisem de hospitalização, sem assistência de alta complexidade, embora possua UTI, em seguimento aos preceitos do SUS e da secretaria de Estado de Saúde.
O H.M.M.J oferece serviços como: cirurgia geral eletiva (agendada) e de emergência em casos como apendicite, obstrução intestinal, por exemplo, de baixa e média complexidade. E nos casos que ocorrerem possíveis complicações no pós-operatório imediato, os pacientes são encaminhados para estruturas hospitalares de maior nível. Premissa essa que será mantida, uma vez que as parcerias em trocas de serviços com municípios vizinhos também são preconizados pelo SUS, já que toda a rede de saúde é interligada.
Drª Fabiana Catalani anunciou que está em fase inicial um levantamento sobre a possibilidade de implantar no hospital de Quissamã o serviço de urgência traumatológica, que se trata de lesões imediatas, provenientes de trauma, como por exemplo, quedas de grande altura, atropelamentos,acidentes automobilísticos e motociclísticos, entre outros.
“Nossa intenção é agregar o meu trabalho à equipe que já está aqui. Vamos dar continuidade às capacitações, especialmente, as voltadas para o acolhimento e humanização do atendimento, pois entendemos que a estrutura hospitalar trabalha em equipe, e portanto, não é isolada da rede, necessitando de um trabalho conjunto com a secretaria de Saúde e toda a atenção básica. Estou à disposição da população, que é com quem espero contar para otimizar cada vez mais o atendimento realizado no hospital municipal”, pontuou a nova diretora técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário