Migração é tema de debate no Festival Doces Palavras
Um debate realizado no Espaço Antônia Leitão, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Campos), com a mediação do professor, dramaturgo e membro da Academia Campista de Letras (ACL), Orávio de Campos Soares, e a participação do professor e articulista Sérgio Arruda e da professora e pesquisadora Analice Martins, discutiu na manhã desta quinta-feira (24), a migração como forma de sobrevivência. O debate fez parte da programação do Festival Doces Palavras.
O tema “A medida do lugar – cultura e pertencimento” foi o tema do debate, que teve a participação de representantes de vários seguimentos da sociedade.
O professor Sérgio Arruda, que mora em Campos há 20 anos, vindo do Nordeste, deu o seu depoimento, falando sobre as inúmeras migrações dos povos ao longo da história, desde a diáspora, até os dias atuais, onde refugiados sírios fogem da guerra em direção à Europa.
A pesquisadora Analice Martins falou sobre o olhar que vem de fora, sobre as tradições locais e os conflitos de pensamentos. “Temos que entender o lugar como aquilo que nós pertencemos, não necessariamente pelo nascimento”, declarou.
O Festival Doces Palavras prossegue até domingo (27). O evento é organizado pela Associação de Imprensa Campista (AIC) e pela Academia Campista de Letras (ACL). A realização é da Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Câmara Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Campos.
Por: Eduardo Ribeiro - Foto: Rodolfo Lins - 24/09/2015 14:37:43
Nenhum comentário:
Postar um comentário