terça-feira, 1 de setembro de 2015

Qualidade da merenda escolar em Belém passa pela capacitação dos manipuladores de alimentos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/09/2015 17:24

  • / TREINAMENTO / 01/09/2015 17:24

    Manipuladores de alimentos de Belém recebem formação em técnicas básicas de gastronomia aplicada aos cardápios do Pnae.


Em Belém, a alimentação escolar dos 72.000 alunos da rede municipal é preparada com atenção e carinho pelos 50 manipuladores de alimentos que atuam nas 73 escolas administradas pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação. Toda essa dedicação no preparo dos alimentos é resultado das constantes capacitações que os manipuladores de alimentos recebem, sob a coordenação da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae).
Nesta terça-feira, 01, cerca de 50 profissionais participaram da 2ª Formação de Manipuladores de Alimentos da Rede. O evento com o tema “Técnicas Básicas de Gastronomia aplicada aos Cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae- Peheg)”,  objetiva direcionar as boas práticas de higiene nas etapas de manipulação de alimentos escolares, visando o aprendizado de novas técnicas e receitas na elaboração de pratos, bem como a troca de experiências, com o intuito de buscar melhorias na qualidade da alimentação dos alunos.
A iniciativa atende à Resolução nº 216, de 2004, da Vigilância Sanitária que, dentre outras deliberações, exige que todas as pessoas que lidam com alimentos tenham treinamento específico, principalmente em relação às diretrizes e legislação vigentes,  sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae e as boas práticas de higiene.
 “Queremos trabalhar junto com os manipuladores a boa prática na produção da alimentação escolar através da inovação de receitas atrativas, o que acontece com o aproveitamento integral dos alimentos. Além disso, buscamos cada vez mais a melhoria na apresentação dos pratos para despertar no aluno o interesse pelo hábito saudável. Em qualquer das etapas o manipulador deve utilizar técnicas que garantam a segurança alimentar e a qualidade do produto final consumido pelos alunos”, destacou a nutricionista Priscila Lins, da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante -Fmae.
Dona Celina do Socorro Costa, que trabalha há 22 anos como manipuladora de alimentos na rede municipal, afirma que todos os dias acrescenta  amor, como ingrediente principal na merenda dos alunos da Escola Alzira Pernambuco. “Minha maior satisfação é quando os meninos pedem pra repetir o prato que preparo todos os dias com carinho. Estou na profissão que amo e a preocupação em fornecer refeições saudáveis é constante. A cada experiência, tenho a certeza de que o tempero do amor cai bem na preparação, deixando a comida mais saborosa”, declara D. Celina, que destacou a importância do evento. “A cada formação aprendemos algo novo, e isso só vem a contribuir no nosso desenvolvimento como profissionais”, concluiu.
No treinamento, os profissionais têm a oportunidade de conhecer a lei 11.947 de 2009 do Pnae, assim como as boas práticas do manuseio e armazenagem da alimentação; educação alimentar; técnicas de conservação hortaliças e frutas; relacionamentos no ambiente de trabalho; além de participarem de dinâmicas que mostram a higienização dos alimentos e técnicas de como utilizar o kit merenda escolar.
Para o presidente da Fmae, Walmir Moraes, este é um momento importante na formação de profissionais qualificados para atender com excelência os alunos da rede municipal. “É necessário sempre fazer essa revitalização de sistematização de trabalho nas cozinhas. Este é o momento em que ouvimos os manipuladores para saber os avanços na qualidade alimentar”, frisou.
O treinamento é realizado pelos nutricionistas e técnicos da Fmae e tem duração de 4 horas. A programação se estende até esta quarta-feira, 02.  Serão distribuídos os certificados de conclusão da capacitação, validado pelo Departamento de Vigilância Sanitária do Município como documento equivalente à carteira de manipulador de alimentos, com validade de um ano. 

Texto: Natasha Albarado
Foto: Ascom Semec
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário