QUISSAMÃ PROMOVE MAIS UMA CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL
AÇÃO VISA MELHORAR O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS
“Retirada e uso racional dos benzodiazepínicos (tarja preta)” foi o tema da palestra, ministrada pelo médico psiquiatra, Ilton Marcos de Castro e pela psicóloga, Júlia Abreu, que serviu para elevar o nível de conhecimento dos profissionais e melhorar o desempenho das atividades do dia a dia.
Um dos principais objetivos da discussão sobre o uso abusivo de benzodiazepínicos e seus prejuízos a longo prazo foram debatidos com o propósito de reduzir a quantidade de usuários no município que utilizam a medicação. Elas causam dependência e efeitos adversos graves, principalmente após uso contínuo de longa duração.
Os “benzos” ou “tarja preta” como são popularmente conhecidos, causam dependência e este curso visa socializar a experiência do psiquiatra e da psicóloga com um grupo de pacientes, que vem sendo realizado pelo ambulatório de saúde mental. Os dois profissionais interagem no tratamento de dependência, substituindo a medicação por técnicas de respiração, relaxamento, higienização do sono, entre outros.
A Coordenadora Técnica de Saúde Mental, Paula Miranda, falou sobre a importância da atividade. “Este é um trabalho pioneiro no município, onde a saúde trabalha de forma integrada. A atenção básica e a saúde mental buscam a melhor qualidade de vida dos pacientes modificando hábitos e estilo de vida”, afirmou.
A Secretaria da Saúde promove constantemente capacitações para que os servidores desempenhem da melhor forma as funções necessárias, visando sempre um atendimento de excelência para a população. Os processos de qualificação devem tomar como referência as necessidades dos munícipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário