domingo, 25 de outubro de 2015

CINCO TRABALHOS DE QUISSAMÃ SÃO INDICADOS PARA A FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

PROJETOS FORAM APRESENTADOS DURANTE A III FEIRA ESCOLAR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE QUISSAMÃ, REALIZADA ESTA SEMANA NO MUNICÍPIO

Foto: Adilson dos Santos                  III Feira Escolar de Ciência e Tecnologia de Quissamã                    Foto: Adilson dos SantosNão é à toa que todo esforço vale a pena quando o assunto é Educação. Esta semana, cinco trabalhos realizados em unidades escolares de Quissamã foram indicados para serem inscritos na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), que acontece no mês de novembro, no Rio de Janeiro, após passarem por avaliação pela equipe organizadora da Fecti. O município também já tem um trabalho classificado para a feira, intitulado de: “Conhecendo os fungos da Restinga de Jurubatiba”, desenvolvido no CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva, com orientação do professor Jobert Willemen da Silva.
Dos cinco trabalhos indicados, dois são da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado. Sob a orientação da professora de informática educativa, Ana Beatriz de Oliveira Rangel, no projeto “Na contramão da violência no trânsito”, os alunos produziram jogos digitais e jogos de tabuleiros para conscientizar a comunidade escolar sobre as leis de trânsito, levando em consideração, pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.
Já o segundo projeto da escola tem foco na Saúde. No “Ômega 3 – a gordura do bem afasta doenças”, os estudantes apresentam os benefícios do ômega 3 para a saúde, exemplificando com alguns alimentos que possuem esse tipo de gordura. O trabalho foi orientado pela professora Adriana Toledo.
Outro trabalho é o “Fogão Solar”, da Escola Municipal Profª Nelita Barcellos dos Santos, de Morro Alto. Nesse projeto, os alunos da professora Andréa Duque apresentaram um modelo de fogão que utiliza a energia solar. Para mostrar como funciona, foram colocados ovos para cozinhar e, após algumas horas, os ovos foram cozidos e servidos aos visitantes.
O CIEP 465, situado no bairro Caxias, também teve dois trabalhos indicados. Um deles destaca a sustentabilidade, que é o “Mundo Sustentável”. Uma maquete foi apresentada pelos alunos orientados pela professora Antônia Lelisa, com demonstração de diversas formas de energias sustentáveis que podem ser utilizadas numa cidade inteira.
O segundo projeto foi o “Bioplástico”, em que os estudantes fizeram uma pequena demonstração de como é produzido um plástico biodegradável feito a partir do amido da batata. O trabalho foi orientado pelo professor Jhonnatan Chagas.
Todos os projetos foram selecionados durante a III Feira Escolar Municipal de Ciência e Tecnologia de Quissamã, realizada nos dias 21 e 22 de outubro, no próprio CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva. Foram dois dias de puro conhecimento e experiências, com participação de várias escolas municipais, apresentando diversas atividades e apresentações culturais com o tema “Luz, Ciência e Vida”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A secretária de Educação de Quissamã, Francisca Celina, comemorou o sucesso da Feira de Ciência e Tecnologia e a parceria dos pais e professores nos trabalhos desenvolvidos.
“A Feira vem crescendo a cada ano, com o entusiasmo de alunos, pais, professores e outras secretarias envolvidas. É um trabalho de equipe, que nos rendeu cinco indicações para a Feira Estadual. Esse resultado é muito gratificante, além de levar os alunos a novas perspectivas de vida, demonstra que estamos no caminho certo”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário