II OFICINA DE AUDIOVISUAL TEM INÍCIO EM QUISSAMÃ
AULAS ACONTECEM NO IFF NOS DIAS 17, 18, 24 E 25 DE OUTUBRO
O tema deste ano é o centenário da Banda Musical União Quissamaense - BMUQ. Desde junho, várias homenagens feitas à instituição estão sendo registradas, a fim de fazer parte do documentário produzido pelos integrantes da oficina, que contam com alunos do IFF, CIEP Brizolão 465 - Dr. Amílcar Pereira da Silva, C.E. Visconde de Quissamã e Colégio Cenecista N.S do Desterro.
Em sua primeira edição a oficina teve o objetivo de promover a salvaguarda da Cia Engenho Central de Quissaman, através do resgate de sua memória afetiva junto à população, que resultou na produção do documentário “O Gancho”.
O Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos destacou o empenho da equipe da coordenadoria e do IFF na organização da oficina, e também, a participação das escolas do município.
"Gostaria de ressaltar o empenho da equipe da Coordenadoria de Cultura e Turismo, que em parceria com IFF, organizou a II Oficina de Audiovisual, que conta também com o apoio das escolas do município, incentivando a participação dos alunos do 9º ano de Escolaridade e do 1º ano do Ensino Médio, na oficina”, disse.
Ele completou, explicando que o resultado final deste trabalho tem como objetivo produzir um curta-metragem em homenagem aos 100 anos da BMUQ, além de proporcionar aos participantes o conhecimento da área audiovisual.
A Banda Musical União Quissamaense é dos mais relevantes patrimônios culturais imateriais do Município, cuja história se confunde com a própria história de Quissamã. Fundada em 18 de julho de 1915, no então 4.º distrito de Macaé, foi denominada Sociedade Musical de Quissamã, regularmente constituída como pessoa jurídica.
A BMUQ foi responsável pela difusão musical no município ao longo dos anos e ofereceu aos quissamaenses, mais que um aprendizado cultural, pois seus músicos e maestros, do passado e do presente, constituíram e constroem através da imaterialidade e tradição, uma identidade cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário