Programa Academia Carioca promove saúde e qualidade de vida para 35 mil idosos
01/10/2015 08:19:00
Criado em 2009, o Programa Academia Carioca já beneficiou mais de 75 mil pessoas em 182 unidades de Atenção Primária em toda cidade. Por garantir o acesso da população a práticas que visem promover o bem estar físico, mental e social, a Academia Carioca ganha cada vez mais adeptos e tem como meta alcançar 100 mil participantes até 2016.
Do total de participantes, 82% são hipertensos, 37% diabéticos e 64% têm excesso de peso. Cada Academia Carioca oferece aos usuários da rede de Atenção Primária da SMS serviços como ginástica nos aparelhos, grupos de caminhada, ginástica e alongamento, dança de salão, capoeira, gginástica laboral e atividades culturais, entre outros serviços.
Com a prática regular de exercícios, 97% dos usuários controlaram a pressão arterial, 91% a glicemia, e 93% perderam peso. Com o hábito saudável, 13% deixaram de tomar medicamentos, 87% diminuíram a dosagem e 81% diminuíram a frequência dos remédios. O programa também constatou um aumento no interesse de homens por serviços de saúde. Mas as mulheres ainda são a grande maioria dos usuários: elas representam 73% dos cadastrados. Por faixa etária, os idosos representam o maior número de participantes, são 41% dos inscritos, seguidos dos adultos de 46 a 59 anos, com 32%.
O aposentado Eliezer de Oliveira, de 66 anos, é um dos idosos participantes do Programa Academia Carioca na Clínica da Família Ilzo Mota de Mello, em Paciência. Atualmente, ele é maratonista e tem sido uma inspiração para os idosos que estão iniciando suas atividades físicas.
- Eu sempre tive vontade de fazer uma preparação física e, quando soube da oportunidade de participar do Programa Academia Carioca, logo, me inscrevi e fui muito bem acolhido. Em todas as aulas eu sempre busco motivar e inspirar todos os participantes. Sempre levo as minhas fotos e medalhas e os mostro. Desde o início das aulas até as vésperas das competições, eu realizo as minhas consultas e recebo diversas orientações médicas para que eu possa realizar uma prova segura e sem risco de lesões – disse Eliezer, que já participou das edições de Maratona de São Silvestre e do Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário