terça-feira, 27 de outubro de 2015

QUISSAMÃ: MERENDA ESCOLAR DO MUNICÍPIO PRIORIZA PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

ESCOLAS COM HORÁRIO INTEGRAL RECEBEM DE TRÊS A QUATRO REFEIÇÕES POR DIA

Foto: Adilson dos Santos São oferecidas aos alunos, diariamente, de três a quatro refeições   Foto: Adilson dos SantosEm todo âmbito educacional, a merenda escolar é de suma importância para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes. No último ano, o município de Quissamã recebeu através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o recurso de R$392.736,00 destinado à Merenda Escolar. No entanto, o recurso próprio foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão, destinados as três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Hoje, o município trabalha com um cardápio variado nas escolas, priorizando os produtos do programa de Agricultura Familiar, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Segundo a nutricionista responsável técnica da Alimentação Escolar de Quissamã, Ana Paula Scudieri, a aquisição de produtos desse projeto chegou a 53% em 2014, e este ano já ultrapassa 30%, com ênfase nos hortifrutigranjeiros, produtos frescos, sem agrotóxicos e com mais qualidade nutricional.
Ana Paula explica que nas escolas com horário integral, são oferecidas aos alunos, diariamente, de três a quatro refeições, e em outras unidades escolares são duas refeições diárias, preconizando as orientações nutricionais do PNAE. O cardápio é variado, com arroz branco, feijão, verduras, legumes, ovos, frutas e pratos proteicos.
Segundo a nutricionista, tudo segue de acordo com as particularidades de cada escola e aluno. Também para os alunos que precisam de um cardápio diferenciado por conta de alergia alimentar ou intolerância à lactose, por exemplo, é oferecido leite de soja. Já para os que estão em risco nutricional, tem o suplemento alimentar, quando são encaminhados pelo médico ou nutricionista.
“Seguimos todas as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar, mas nosso cardápio é mais enriquecido do que é preconizado pelo PNAE. Entretanto, entendemos que existem crianças que não gostam de verduras e legumes, e respeitamos isso. Não podemos também obrigar a comer tudo. O trabalho é feito com todo cuidado, o que possibilitou a queda da desnutrição de algumas crianças”, ressalta.
A secretária de Educação de Quissamã, Francisca Celina, explica que os valores dos recursos repassados para as escolas pelo Governo Federal, são apenas para complementação da merenda, ficando a responsabilidade maior de gastos a cargo dos municípios. Ela reforça que a merenda escolar é um dos fatores determinantes para um bom desenvolvimento no aprendizado de crianças e adolescentes e que, com os produtos oriundos da agricultura familiar, é garantida uma merenda ainda mais enriquecida com alimentos sem agrotóxicos e mais frescos.
“O cardápio é variado, levando em consideração também a carência nutricional dos alunos. Inclusive esta semana, recebemos a visita de auditores do Tribunal de Contas do Estado, para inspeção da merenda escolar, e eles nos relataram que ficaram surpresos com o cardápio oferecido nas nossas escolas. Isso é um reflexo de um trabalho bem realizado e feito com muito carinho no município”, completa a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário