quinta-feira, 27 de julho de 2017

Banda Sinfônica do Recife encanta recifenses e turistas

img_alt
Sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, concerto gratuito, realizado na noite de ontem, numa realização da Prefeitura do Recife, contemplou desde grandes compositores como Mozart, Bach e Dorival Caymmi até trilhas sonoras de filmes (Foto: Wesley D`Almeida/PCR)

Uma noite dedicada à cultura. Foi assim que o público definiu o concerto da Banda Sinfônica, realizado na noite de ontem, no Teatro de Santa Isabel. Com um diversificado repertório para agradar diferentes estilos musicais e idades, o maestro e regente titular da banda, Nenéu Liberalquino, e seus músicos encantaram a numerosa plateia, tocando desde música erudita até trilhas sonoras de grandes filmes.
O concerto, aberto ao público, é oferecido mensalmente pela Prefeitura do Recife e tem entrada gratuita. O próximo espetáculo será no dia 30 de agosto.
Para iniciar a noite, a banda escolheu a composição Dança Eslava op. 46, nº 7, do checo Antonín Dvorák. Segundo o maestro Nenéu Liberalquino, ele foi um dos grandes compositores da época romântica e conseguiu, como poucos, trazer elementos populares para suas composições.
Em seguida, a banda fez uma interpretação do Arioso de Johann Sebastian Bach, compositor e organista alemão, integrante da santíssima trindade da música erudita mundial, ao lado de Beethoven e Mozart.
Saindo um pouco do universo erudito, a música popular brasileira teve destaque com a execução da música O Samba da Minha Terra, do cantor, compositor, violinista, pintor e ator brasileiro, o baiano Dorival Caymmi.
O clássico voltou a encantar os presentes com a canção Ode For Trumpet, do grande compositor americano neoclássico, com mais de duzentos trabalhos publicados, Alfred Reed. Na ocasião, o maestro e regente fez uma homenagem ao 1º trompete e solista da Banda Sinfônica do Recife, Fabinho Costa, emocionando os presentes.
Dando continuidade ao show, a Banda Sinfônica fez um medley com grandes sucessos imortalizados por Sinatra, tocando: High Hopes, Young At Heart, Love is The Tender Trap, Love And Marriage e My Kind of Town.
No momento mais pop e animado da apresentação, o maestro apresentou outro medley, com os temas da série Star Trek, do compositor Michael Giacchino, que assinou vários trabalhos para o cinema. Também dele, foi executada a trilha da animação Os Incríveis.
Terminando em grande estilo, sob fortes aplausos, a Banda Sinfônica do Recife interpretou a célebre ópera, em quatro atos, As Bodas de Fígaro, do compositor austríaco do período clássico Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores e mais produtivos autores de todos os tempos, que, apesar de ter vivido apenas 35 anos, deixou mais de 600 obras.
O concerto já é um sucesso não só para os recifenses, mas para os turistas que passam férias na cidade litorânea e não perdem o passeio que agrada toda a família. Foi o caso do advogado Edmar Leite, 58 anos, que é de Fortaleza e veio passar férias com a esposa e a filha Júlia, de apenas 9 anos. “Programei muito para conseguirmos assistir ao concerto da Banda Sinfônica do Recife, pois eu já vi faz muitos anos, mas minha esposa e filha nunca assistiram e sei o quanto é maravilhoso”, concluiu o turista.
A estudante de música, Cíntia Costa, de 15 anos, sempre vem aos concertos, mas dessa vez trouxe a irmã e cunhado, além de um amigo. “Sou apaixonada por esse programa. Sinto-me no paraíso e, quando acaba, já fico ansiosa para o próximo mês”, disse a garota, que toca violino.
Para o jovem que veio do Rio Grande do Sul, Marcos de Lima, 20 anos, a noite era de ansiedade para conhecer o teatro que nunca viu pessoalmente. “No Rio Grande do Sul já fui a um concerto, mas no Recife é a primeira vez. Estou bem ansioso, sei que será maravilhoso”, disse Marcos que estava acompanhado da namorada Yara Paula, que, pela terceira vez, assistiu à Banda Sinfônica do Recife. “Eu adoro esse show, gosto pela variedade de trilhas sonoras de filmes, sem falar no maestro Nenéu, que é maravilhoso e envolve o público”, argumentou Yara.
O casal de universitários Gerson Gomes, 22 anos, e Andréa Melo, 21 anos, aproveitou as férias da faculdade e veio pela primeira vez conhecer o Teatro de Santa Isabel e o concerto da Banda Sinfônica do Recife, elogiado por muitos amigos. “O que mais nos encantou foi o estilo de música tocado pela banda, além de ser um programa diferente, que não costumamos fazer”, disse o estudante de medicina.
Ao final do concerto, o maestro Nenéu Liberalquino agradeceu a presença e o carinho do animado público. “Bom saber que no próximo mês a gente tem mais concerto e mais carinho de vocês. É um momento de muita felicidade compartilhar boa música, seja erudita ou popular. Afinal, quando a música é boa não tem etnia, ela é de qualquer lugar”, disse o maestro e regente agradecendo as palmas que não cessavam.
O sexto concerto oficial da temporada de 2017 da Banda Sinfônica do Recife acontece no próximo dia 30 de agosto, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A estrada é gratuita. Basta chegar uma hora antes da apresentação para retirar o ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário