quinta-feira, 27 de julho de 2017

Olha! Recife faz roteiro maçônico neste domingo (30)

img_alt
Na quarta-feira (2/8), o passeio a pé será pelo Pátio de São Pedro (Foto: Inaldo Lins/PCR)


A participação e a importância da maçonaria na formação histórica, social e política do Recife será o tema do passeio do Olha!Recife do próximo domingo (30). A temática que gera muita curiosidade, vai passar por vários edifícios que possuem símbolos maçônicos em suas fachadas e interiores. Já na próxima quarta-feira (2/8), um dos mais importantes centros de atividades culturais da cidade, o Pátio de São Pedro, será o tema do passeio. Para participar, basta se inscrever a partir da próxima sexta-feira (28), gratuitamente, no site www.olharecife.com.br. São 70 vagas para cada um dos roteiros.

O Olha! Recife Maçônico vai conhecer locais como o Liceu de Artes e Ofícios, construído pela Sociedade de Intelectuais e Artistas Liberais e a igreja de São José do Ribamar, erguida por uma irmandade formada por artesãos recifenses, que apresenta símbolos da maçonaria em seu frontão, balcões, janelas do coro e altar. Além disso, no trajeto serão apresentadas algumas lojas maçônicas e será possível entrar na Loja Conciliação, onde funciona um museu que abriga móveis, objetos históricos, quadros, lustres e as cadeiras utilizadas por Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina em visita ao Recife em 1859. Além do museu, os participantes serão apresentados à história e às curiosidades que envolvem a cultura desta sociedade centenária. O passeio tem saída da Praça do Arsenal às 9h.

O Pátio de São Pedro, tema do roteiro do dia 02 de agosto, surgiu da construção da igreja que lhe deu o nome nas primeiras décadas do século XVII. Atualmente, o conjunto do Pátio é formado pelo templo e por mais 63 imóveis, além de ser protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O local até hoje é palco de grandes festejos e manifestações culturais de vários segmentos. O roteiro passará pelo Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, o Núcleo Afro do Recife e a Casa do Carnaval. O passeio sairá às 14h, também da Praça do Arsenal.
Serviço:

Olha! Recife a Pé (domingo)
Recife Maçônico
Dia: 30/07
Hora: 9h
Local: Praça do Arsenal - Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a Pé (quarta)
Pátio de São Pedro
Dia: 02/08
Hora: 14h
Local: Praça do Arsenal - Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário