sexta-feira, 28 de julho de 2017

Prefeito Zenaldo Coutinho entrega primeiro trecho pavimentado de Cotijuba

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/07/2017 10:18

  • / OBRAS / 28/07/2017 10:18

    O primeiro quilometro da Rua Magalhães até a Unidade de Saúde está pronto e uma nova etapa já vai entrar em licitação


“A caminhada que eu fazia antes, levava mais de meia hora, agora faço em 10 minutos”, afirmou dona Silvia Barbosa, 62 anos, moradora da ilha de Cotijuba há mais de 20 anos. Ela festejou a entrega do primeiro trecho pavimento da principal rua de Cotijuba. “Sou dona de uma pousada, e se você vê, isso melhorou demais o acesso para os veranistas. Nenhum gestor tinha feito isso por nós até hoje”, contou.
Cotijuba tem 126 anos de história e nunca havia tido obras de pavimentação com a inserção de bloquetes para facilitar a mobilidade urbana, sem interferir nos traços históricos, e nesta quinta-feira, 27, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve na ilha para entregar as obras de melhoria do primeiro trecho de 1 km da Rua Magalhães até a Unidade de Saúde, que incluem nova iluminação pública, calçadas e sinalização.
Zenaldo anunciou que mais 1 km será licitado para dar continuidade às obras de pavimentação. “Esta é uma nova era para esta ilha, que a partir de agora ganha saneamento em bloquetes, mas não vai parar somente neste trecho. Estou muito feliz com a participação da população, que durante todo esse tempo nos apoiou, fiscalizou e nos ajudou a desenvolver Cotijuba, que é um belíssimo ponto turístico de Belém, e a partir de agora vai ganhar novos investimentos na área de pavimentação”, declarou.
O prefeito lembrou ainda, que a ilha, durante sua gestão, já recebeu melhorias no âmbito da saúde, com a reforma da Unidade que conta com o apoio de um SAMU e uma ambulancha; na área da educação com a construção da primeira creche de tempo integral e um ônibus escolar, e agora, com chegou o momento de investir em urbanização.
A família da dona Martinha Vasconcelos, 69 anos, foi passar o dia na ilha para aproveitar o restinho das férias e se deparou com a mudança do local, assim que chegou. “Tá tudo tão diferente, mais bonito, parece mesmo que chegamos em uma ilha turística com essa rua em bloquete e as charretes passando, me faz voltar ao passado. Que maravilha ver essa valorização”, elogiou a dona de casa que estava na companhia da neta e da vizinha.
Melhorias - Além das obras de pavimentação, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realizou obras de revitalização da Praça Central incluindo a recuperação de bancos, quiosques, banheiros públicos e pintura geral. Já o trapiche passou por obras de recuperação da passarela com reparos nos pilares de concreto do guarda-corpo e pintura. Foram instaladas ainda, novas luminárias e lâmpadas no novo padrão de luz branca.
A dona Socorro Trindade, 57 anos, proprietária de um Box de lanches na Praça Central, disse que não somente a rua beneficiou o trânsito dos moradores e turistas, como também a nova iluminação das ruas deixou a praça mais clara e atrativa. “Nossa praça ganhou mais vida com essa nova luminária, o prefeito além de melhorar nossa rua, arrumou também esse que é o nosso cartão postal para receber os turistas, e tem feito toda a diferença para quem trabalha aqui”.
Acesso - Máquinas da prefeitura desembarcam na ilha no último mês de junho com objetivo de executar limpeza e nivelamento de vias de acesso para as praias do Vai-Quem-Quer, Poção, Farol, Fazendinha, Funda, do Amor e Peixeira.
Seu Antero Bentes, 77 anos, também aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Isso aqui tá uma beleza, tá ótimo. Ele vai ficar na história por ter feito isso na nossa Cotijuba. Lembro quando Zenaldo veio aqui há alguns meses anunciar que faria a obra na nossa rua, e fez. Essa rua era um caminho de lama nos dias de chuva, e poeira nos dias de sol. Aliás, ele ainda mandou passar o trator nas outras vias, e deixou tudo alinhadinho”, contou o morador.
Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário