segunda-feira, 31 de julho de 2017

Quarenta mil alunos voltam para a sala de aula

2017-07-31 15:55:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de crianças uniformizadas
Foto: Maurício Porão
Na quarta-feira (2), haverá reunião pedagógica em todas as escolas e por isso não haverá aula
Cerca de 40 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira (31). As atividades do segundo semestre também retornaram para os atendidos dos módulos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes).
Já na quarta-feira (2) haverá reunião pedagógica das equipes gestoras e profissionais que atuam com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e com isso, não haverá aula. A oportunidade servirá para discutir o projeto político pedagógico de cada escola, desempenho do primeiro semestre e estratégias para os próximos seis meses.

No retorno do recesso, foi fácil perceber o entusiasmo das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Na Escola Municipal Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), estudantes estavam animados com os projetos de Iniciação à Robótica e xadrez.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos (Centro), a garotada participou de atividades como teatro, contação de histórias, música e até mesmo relato sobre as férias.

Alunas do pré I, Leandra Bezerra e Isabela Gomes, de quatro anos, participaram de rodas de conversa e trabalhos em grupo. "Estávamos com saudade da escola", contam. Para as professoras Ana Paula Grativol e Jucinea Bordalo, a volta às aulas deve ser marcada por atividades diferenciadas que envolvem não somente os alunos, como toda a família. "A parceria com pais e familiares é essencial para o desenvolvimento das crianças na escola", destacam.

Alunos superam dificuldade durante recuperação

Alunos do sexto ao nono ano que fazem recuperação vão participar de trabalhos coletivos e individualizados durante as duas primeiras semanas com a possibilidade de melhorar as notas. De acordo com a Superintendência de Ensino Fundamental, esta é a oportunidade de possibilitar avanços no ensino e a superação de eventuais dificuldades de aprendizagem apresentadas no primeiro semestre letivo.

O retorno às aulas também conta com a movimentação nas escolas para eleição de cerca de dois mil conselheiros escolares, entre titulares e suplentes. Poderão participar do processo eleitoral alunos acima de 12 anos, pais e profissionais das escolas. A participação efetiva dos conselhos garante planejamento, execução, acompanhamento e gerenciamento do repasse financeiro para verbas federais e próprias.

Formação - Para levar atualização e contribuir com os conhecimentos dos profissionais, as equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental vão participar de programações de formação em serviço. A atividade será realizada no Centro de Formação Carolina Garcia, que funciona na sede do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.

Entre os dias sete a 11 de agosto, haverá formação para os educadores que atuam com turmas de primeiro ao quarto ano, Programa Correção de Fluxo Escolar e Professores Orientadores. Já nos dias 16, 17 e 18 de agosto, a capacitação será para professores que lecionam junto às turmas de quinto ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário