segunda-feira, 31 de julho de 2017

Royalties: Prefeitura e Petrobras conversam sobre redução

2017-07-31 19:42:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do Prefeito junto com o Presidente da Petrobrás.
Foto: Divulgação
Dr. Aluizio e Pedro Parente em conversa que pode oferecer soluções imediatas
Rio - Convicto de que o setor de petróleo e gás não pode mais esperar, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, se reuniu com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, nesta segunda-feira (31), na sede da empresa no Rio. Na pauta, a retomada dos investimentos no setor de óleo e gás (O&G), realidade possível com a proposta apresentada e bem recebida de redução da taxa de royalties de 10% para 5% nos campos maduros da Bacia de Campos.
"Nosso foco é trabalhar para que tenhamos revitalizada as atividades relacionadas a exploração e produção na Bacia de Campos. A proposta de redução da taxa de royalties nos campos maduros da Bacia Campos possibilitará à Petrobras condições de reinvestir imediatamente, por consequência da redução dos custos de produção e, assim, fazer com que a cadeia de óleo e gás volte a se fortalecer", destacou o prefeito.

No encontro, o presidente da Petrobras se mostrou interessado na proposta apresentada, declarando ser este sim um caminho possível para a retomada da Bacia de Campos.

Durante a reunião, o prefeito de Macaé fez uma apresentação para o presidente da Petrobras em que destacou a relevância da indústria de óleo e gás para a economia brasileira, responsável por 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 30% do PIB do Estado do Rio de Janeiro. A média salarial do setor é três vezes maior que a média da indústria brasileira. A queda no volume de investimentos em Exploração e Produção foi outro ponto destacado.

"A redução dos investimentos levou o país a registrar a menor quantidade de poços exploratórios offshore desde 1970. Isso impacta toda a cadeia produtiva de óleo e gás. A crescente desmobilização de fornecedores ocorreu, a ponto de agentes reavaliarem a viabilidade de permanência no Brasil", acrescentou.

Recuperação tem sido a tônica das ações do governo

A necessidade de investimentos na Bacia de Campos tem sido ressaltada pelo prefeito Dr. Aluizio. O governo municipal criou as campanhas "#bacia de Campos, é preciso investir" e "#menos royalties, mais emprego" para mobilizar a sociedade e a indústria sobre a importância de iniciativas que garantam à Bacia de Campos todo o suporte para atender a retomada do crescimento na região.

Para o prefeito, iniciativas concretas como a redução da alíquota podem significar geração de emprego já para 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário