quarta-feira, 26 de julho de 2017

VICTORINO CARRIÇO, AUTOR DO HINO DE CABO FRIO, FARIA 105 ANOS NESTE SÁBADO

Por em 26/07/2017
Neste sábado, dia 29 de julho, o poeta Victorino Carriço completaria 105 anos. Nascido no município de São Pedro da Aldeia em 1912, Victorino dividiu a vida e as paixões entre a cidade de origem, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Além de sua dedicação às artes, o poeta também exerceu os cargos de delegado de polícia, banqueiro e vereador, sendo em 1973 o mais votado de Cabo Frio, quando ocupou a presidência da Câmara Municipal. 

Autor do Hino de Cabo Frio, também compôs  os hinos do Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus, dos municípios de Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e da Álcalis, empresa expoente na economia da Região dos Lagos entre as décadas de 50 e 90. Além disso, Victorino compôs dezenas de músicas. Uma delas em homenagem ao bairro Passagem, onde ele passou boa parte da infância. "Minha Passagem Querida" é um hino de amor ao bairro que recebe o título de primeiro núcleo de povoamento da cidade. 

Foi fundador e presidente da Academia Cabo-friense de Letras; presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio; Delegado da União Brasileira de Trovadores, e membro de inúmeras associações culturais no Brasil e no mundo. Em 2015, o poeta recebeu a mais alta Comenda do Estado do Rio de Janeiro na Assembléia Legislativa, a Medalha Tiradentes.

Victorino Carriço faleceu aos 91 anos, em 2003, deixando três livros escritos: Mar e Amar, Vidas Mortas e Se Voltares, todos de trovas, sonetos e poemas.

O secretário de Cultura, Ricardo Machado, destaca a importância de Victorino para a cidade. "Além de ter sido um importante parlamentar da cidade, deixou o legado do melhor hino de todos os municípios do Estado do Rio, onde a parte que muito me agrada diz que 'forasteiro, não há forasteiro,pois nesta terra todos são iguais"

Hino de Cabo Frio: 42 anos de história e curiosidades

Os hinos são um dos principais símbolos de uma cidade, estado ou nação. Em Cabo Frio, a letra e melodia de composição de Victorino Carriço representam o município há 42 anos. Mas você conhece a letra e as curiosidades que cercam o hino da cidade? Então vamos lá!

Não se sabe ao certo o ano de composição de "Meu Cabo Frio", que se tornou hino oficial da cidade através de um Decreto Municipal de 7 de novembro de 1975. De acordo com as lembranças de amigos de Victorino Carriço, a melodia foi criada por volta de 1965.

Segundo familiares do poeta, o Forte São Mateus, um dos principais cartões postais da cidade, foi o cenário de inspiração para a composição de Victorino.

“Ele contava que estava um pouco chateado e foi andar pela cidade. Chegando no canto da Praia da Forte, começou admirar o Forte, a paisagem e os pescadores trabalhando, e então surgiu a inspiração do hino. Ele tinha muito amor por Cabo Frio”, disse Ercília Carriço, filha de Victorino.

O hino da cidade pode ser ouvido no site da Prefeitura, através do link http://www.cabofrio.rj.gov.br/dados-gerais. No endereço também podem ser conferidos outros dados gerais da cidade.

Confira a letra do hino "Meu Cabo Frio"

Cabo Frio, minha terra amada,
Tu és dotada de belezas mil,
Escondida vives num recanto,
Sob o manto deste meu Brasil...

Noites Claras teu luar famoso,
Este luar que viu meus ancestrais...
O teu povo se orgulha tanto,
E de ti, não esquecerá jamais...

Tuas praias, Teu Forte,
Olho ao longe e vejo o mar bravio
A esquerda um pescador afoito,
Na lagoa que parece um rio...

O teu sol, que beleza!
No teu céu estrelas brilham mais...
Forasteiro, não há forasteiro,
Pois nesta terra todos são iguais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário