sábado, 29 de julho de 2017

Macaé 204 anos: desfile, homenagem e civismo marcam comemoração

2017-07-29 16:50:00 - Jornalista: Joice Trindade/Waleska Freire
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: Maurício Porão
Parceria com a família foi o foco central do desfile
A parceria com a família foi o foco central do desfile cívico de 204 anos de fundação da vila de Macaé neste sábado (29). A programação, que contagiou a Imbetiba, contou com a participação de crianças, jovens e adultos e representantes de todas escolas municipais. Antes do evento, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, participou junto com autoridades civis e militares, do hasteamento das bandeiras na frente da sede da prefeitura. A ocasião foi marcada ainda por homenagem ao ex-prefeito de Macaé, Alcides Ramos.

Satisfeito, o prefeito de Macaé parabenizou a população. "Macaé é uma cidade vitoriosa. A cidade tem que se redimensionar e se preparar para novos desafios. É tempo de trabalhar e amar, ainda mais, nosso município", ressaltou Dr. Aluizio.
A Avenida Elias Agostinho ficou lotada pela população que prestigiou a programação cívica. Um dos destaques do desfile foi o envolvimento da família, que participou junto aos estudantes e também foi assistir ao evento. Em meio a sorrisos, aplausos e emoção os participantes elogiaram a programação.

O casal Ivonete da Conceição e Janieheres fez questão de participar e acompanhar o desfile dos filhos. "Sempre achei o desfile bonito. A oportunidade de estar na avenida com meus filhos me deixou feliz. Além de acompanhar a preparação na escola e arrumar a roupa das crianças pude participar do pelotão, que trata da família como raiz e fortalecimento", conta Ivonete.

Da mesma opinião é a profissional liberal Adriana Manhães que, mesmo sendo feriado, não faltou ao desfile. Entusiasmada, ela afirmou que o desfile seria inesquecível. "Já desfilei quando era adolescente. O tempo passou. Poder me reunir com minha filha e professores neste desfile foi maravilhoso. Temos que nos integrar durante todo ano", contou a mãe da aluna Maria Eduarda Manhães, do Colégio Municipal Wolfango Ferreira.

Para evidenciar a importância da parceria da família com a escola, o desfile contou com a mobilização de professores, equipes gestoras e diretores. Presentes, Erica Soares (Colégio Municipal Eraldo Mussi), Eliane Araújo ( Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola) e Silvia Maia (Nossa Senhora da Conceição) elogiaram a oportunidade de mobilizar familiares, alunos e educadores. "Esta é uma forma de melhor aproximar os pais da escola", observaram.

O secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que a proposta do desfile deste ano marcará toda a rede municipal. "Aproximar a família da escola é essencial para o desenvolvimento do processo de ensino. Ficamos felizes de ver o envolvimento dos pais dos alunos nesta programação. Esse foi o pontapé para nova ações junto com familiares", destacou.

Desfile

A Avenida Elias Agostinho recebeu representantes de diversas corporações e instituições como Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiro Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Ordem Pública e Mobilidade Urbana. Na lista também estavam o 95º Grupo Escoteiro, 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, além dos projetos Nova Vida, Embaixadores do Rei, Associação da Pessoa com Deficiência (Apae), projeto Desperta Débora, além do grupo Portadores da Alegria, Centro de Equoterapia e integrantes de diversos motoclubes da região Sudeste.

Aplaudido, o primeiro pelotão foi marcado pela integração de representantes da Educação Inclusiva, HistoriArte - formado pelo grupo de contadores de histórias -, ônibus Biblioteca sobre Rodas e Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes).

Outro destaque foi para a irreverência e talento dos integrantes das bandas escolares das escolas Generino Teotônio de Luna, Elza Ibrahim Leonel de Moura Brizola, Polivalente Anísio Teixeira, Oscar Cordeiro, Paulo Freire, Carolina Curvelo Benjamin, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Claudio Moacyr de Azevedo e Veteranos de Macaé, além da Escola Jacyra Tavares Duval, que contou com a participação do seu idealizador Geraldo Alves, de 85 anos (antigo regente que dá nome a corporação)

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem aos professores que contribuíram com a educação de Macaé. Entre as participantes estava a professora e ex-vice-prefeita, Marilena Garcia; Aurea Viana Figueiredo, de 73 anos que, após 25 anos de educação, está aposentada; Marlene Carneiro Ramalho, 80 anos, aposentada do estado há 22 anos e Estia Batista Lima, 81 anos, aposentada do estado há 30 anos.

Hasteamento da bandeira

A programação de aniversário foi iniciada com hasteamento da bandeira, que contou com homenagem especial. Participaram da solenidade o capitão de fragata da Marinha, Heitor Muniz dos Santos e o major do Exército, Rodrigo Calado. Na oportunidade, Dr. Aluizio e representantes de entidades militares e sociedade civil prestaram homenagem aos familiares de Alcides Ramos, que foi prefeito de Macaé três vezes e também deputado estadual. Na ocasião, foi anunciado que a Rodovia Norte-Sul ganha nova denominação, passando a chamar-se Rodovia Alcides Ramos".

Estrutura

Para melhor atender a população, o evento contou com banheiros químicos e atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública, Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Saúde e área especial para idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário