sábado, 29 de julho de 2017

Protesto da oposição perde força um dia antes da Constituinte de Maduro

AFP / RONALDO SCHEMIDTAtivistas anti-governo durante protesto, em Caracas, no dia 28 de julho de 2017
Lixo em decomposição, escombros e poucos manifestantes: o apelo da oposição venezuelana para manter os bloqueios nas ruas tinha pouca adesão neste sábado, um dia antes da eleição da polêmica Assembleia Constituinte do presidente Nicolás Maduro.
O bairro de Chacao, na zona leste de Caracas, é o epicentro dos protestos, enquanto em outras partes da capital venezuelana o clima era de relativa normalidade.
"Eu dormi aqui e permaneço o dia todo. Não vamos sair. Estou aqui porque minha mãe morreu de câncer sem conseguir remédios e eu fiquei na rua", disse à AFP Endderson, que preparava uma barricada em Chacao.
A oposição pediu a continuidade dos bloqueios neste sábado e a tomada das principais vias do país" no domingo, quando serão eleitos os mais de 500 integrantes da Assembleia que redigirá uma nova Constituição. Os críticos afirmam que a votação é uma maneira de Maduro perpetuar-se no poder.
A oposição afirma que não teme a proibição do governo a protestos que afetem a votação e sua ameaça de prisão por até 10 anos dos envolvidos. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) flexibilizou os requisitos de votação, com a permissão aos eleitores para votar em qualquer centro de seu município.
"Esta luta começou antes da Constituinte e não pode ser freada pela Constituinte. É por eleições, a liberdade dos presos políticos, a mudança. Depois de segunda-feira, vem o aprofundamento desta crise", afirmou o deputado opositor Freddy Guevara.
A oposição não participará na eleição, que considera uma "fraude" para perpetuar o presidente no poder.
"Maduro, você colocou a corda no pescoço, jogou sua última cartada...", advertiu o líder opositor Henrique Capriles.
Maduro reiterou na sexta-feira que não vai recuar em sua decisão sobre a Constituinte.
"Nos resta jogar uma carta, a carta que vai ganhar este jogo, e esta carta é a Assembleia Nacional Constituinte", afirmou o presidente, para quem a iniciativa trará paz e estabilidade econômica ao país.
O bloqueio das ruas convocado pela oposição na sexta-feira terminou com um jovem de 18 anos morto, vítima de um tiro, na cidade de San Cristóbal, estado Táchira (oeste).
O número de mortos em quatro meses de protestos contra Maduro chega a 113.
Na sexta-feira foi preso o prefeito opositor do município Iribarren (estado Lara, oeste), Alfredo Ramos, por supostamente não remover as barricadas durante as manifestações, como ordenou o principal tribunal do país.
E neste sábado será apresentado a um tribunal de Caracas o violinista dos protestos, Wuilly Arteaga, que foi detido na quinta-feira por militares, segundo a ONG Foro Penal.
- "Melhor estar preparado" -
AFP / Anella RETA, Gustavo IZUSOs protagonistas da crise na Venezuela
De acordo com o instituto Datanálisis, a Constituinte é rejeitada por 72% dos venezuelanos.
A tensão aumenta com os protestos da oposição, um dia antes da eleição da Constituinte, em um país imerso em uma severa crise econômica, com escassez de alimentos e remédios, além duma inflação elevada.
As tradicionais filas eram observadas em supermercados da capital e no estado vizinho Vargas.
O governo americano pediu a seus a seus diplomatas que retirassem suas famílias da Venezuela e o Canadá recomendou a seus cidadãos que deixassem o país.
A companhia aérea Avianca cancelou os voos com destino a Caracas, a Air France anunciou a suspensão de domingo a terça-feira, enquanto a Iberia suspendeu os voos de domingo a quarta-feira.
"Comprei comida para os próximos dias. Estados Unidos pediram a retirada de seus cidadãos, meu chefe foi embora e não sabemos quando volta. Melhor estar preparado", disse à AFP Maximiliano, de 34 anos.
Maduro rejeitou a pressão internacional contra a Constituinte. Na quarta-feira passada, o governo dos Estados Unidos anunciou sanções a 13 funcionários e militares venezuelanos, incluindo a presidente do CNE, Tibisay Lucena, acusados de "minar a democracia", de atos de violência ou corrupção.
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, telefonou ao líder opositor venezuelano Leopoldo López, que está em prisão domiciliar, para reafirmar a promessa do presidente Donald Trump de responder com mais sanções econômicas à formação de uma Constituinte.
Maduro acusa a oposição de tentar um golpe de Estado com o apoio de Washington. Também chamou de submissos os governos da América Latina e Europa que criticam a Constituinte.
Analistas consideram que a rejeição à Constituinte afeta sua legitimidade, o que leva o governo a mobilizar suas bases para evitar uma alta abstenção, depois dos 7,6 milhões de votos que a oposição afirma ter registrado no plebiscito simbólico que organizou há duas semanas contra a iniciativa.
Mas com o método de votação, que combina sufrágio por territórios e setores sociais, 62% dos 19,8 milhões de eleitores poderão votar duas vezes, o que dificulta o cálculo de participação, segundo o especialista em eleições Eugenio Martínez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário