sexta-feira, 28 de julho de 2017

Parque Atalaia registra 1.063 visitantes no primeiro semestre

2017-07-28 16:06:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas caminhando no Parque Atalaia
Foto: Guga Malheiros
Espécies variadas de fauna e flora compõem cenário propício para passeios
No primeiro semestre de 2017, 1.063 pessoas visitaram o Parque Municipal Fazenda do Atalaia, administrado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. Nesta área de vegetação da Mata Atlântica, com as mais variadas formas de fauna e flora, os visitantes realizaram diversas atividades de contato com a natureza. Em março e abril, o local ficou fechado para visitação por causa da febre amarela.
Trilhas, cursos de sobrevivência na selva, aulas de yoga, comemorações de aniversários, passeios ciclísticos, confraternizações de igrejas e escolas, piqueniques, fotografias para preparação de books e observação de aves foram alguns dos motivos que levaram as pessoas ao parque.

Segundo o assessor administrativo do Parque Atalaia, o ambientalista Vicente Klonowski, os visitantes também curtiram viveiro com mudas raras (espécies em extinção), uma ação organizada pela Guarda Ambiental; a sala de memória e um extenso jardim. O local é alvo de estudos e pesquisas por parte das universidades, nas áreas de fauna e da botânica.

- Ainda disponibilizamos aos cidadãos auditório para eventos, refeitório com infraestrutura para o preparo de refeições no caso de grupo numeroso e, no período mais quente, uma ducha com água nascente, além de locais preparados com rede de descanso e aulas de caiaque - informa Vicente, acrescentando que tudo isso visa ao lazer e à qualidade de vida dos visitantes.

Ele afirma que mesmo com a crise econômica, o Parque Atalaia atingiu um número de visitantes no primeiro semestre do ano que superou as expectativas. Como justificativa para isso, cita a qualidade ambiental e a beleza cênica do parque, onde há exuberância de verde.

Nele, há trilhas nas quais turistas, jovens, crianças e adultos podem curtir a beleza e o encantamento da natureza. Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais, devidamente devolvidos ao ambiente, são encontrados nessa unidade de conservação.

Para agendar visitas

Qualquer pessoa pode frequentar o Parque Atalaia. Funciona de quarta-feira a domingo, entre 9h e 16h. Mas grandes grupos e instituições devem mandar mensagem eletrônica para o e-mail agendamento.atalaia@gmail.com.

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 pela Lei 1596/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei 2563/2004. O parque está localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário