segunda-feira, 31 de julho de 2017

Prática esportiva promove inclusão social

2017-07-27 12:52:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto por trás do gol, com aluno da rede municipal se jogando para pegar a bola.
Foto: Maurício Porão
No polo Visconde de Araújo são oferecidas aulas de futsal
Inclusão social por meio de prática esportiva. Esse é objetivo do Programa de Iniciação Desportiva (Pides), da Secretaria Municipal de Esportes. O objetivo é ocupar o tempo das crianças e adolescentes quando não estão na escola.
No polo do Visconde de Araújo, por exemplo, são oferecidas aulas de futsal para crianças e adolescentes, meninos e meninas, de seis a 16 anos. O professor Jomar Rosa explica que para participar basta comparecer ao local com atestado médico, comprovante escolar, xerox da identidade do aluno e do responsável.

Para o professor Jomar, a prática do esporte possibilita a socialização entre crianças e adolescentes. "O esporte ensina regras e disciplina para a vida, estimula o respeito com os colegas e professores, além de ser bom para a saúde", ressaltou.

A aposentada Hilda Gama conta que leva seus dois netos - de nove e sete anos - para praticar o futsal. Ela avalia que depois que começaram no programa, mudaram o comportamento. "Acho muito importante a prática de esporte. Eles eram muito travessos, agora estão mais responsáveis e adoram frequentar as aulas", contou.

A dona de casa Maria Cristina Vieira também elogia o programa da Secretaria Municipal de Esportes. Para ela, a prática do futsal mudou os hábitos do neto de 11 anos, que frequenta as aulas. "Ele ficou mais responsável e fazer uma atividade física tira meu neto do computador e do celular. Além disso, ele tem o contato com outras crianças e isso é muito saudável", disse.

Pides - O programa é desenvolvido em 17 locais fixos, em quadras e praças do município e também na região serrana. Além do futsal, são oferecidos basquete, vôlei e handebol. As aulas são realizadas no Mirante da Lagoa, Novo Visconde (praça do Cras), Glicério, Frade, Sana, Malvinas CEU, Trapiche, Morro de São Jorge, Virgem Santa, Barra de Macaé, Jardim Santo Antônio, Engenho da Praia, Aeroporto, Praça Washington Luis, Praia dos Cavaleiros e Visconde.

Um dos coordenadores do Pides, Everson Monteiro, ressaltou que o esporte possibilita uma melhor visão do futuro. "A prática esportiva ajuda na coordenação motora e a respeitar o próximo", enfatiza.

Ele acrescenta ainda que o Pides foi criando em 1989 e remodelado em 2005 e é coordenado por 20 profissionais de educação física. Mais informações sobre o programa poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes, de 8h às 17h, pelo telefone: 2762-0150.

Nenhum comentário:

Postar um comentário