terça-feira, 24 de dezembro de 2013


Por Ascom Búzios em 10/12/2013
O edital de recadastramento para os beneficiários da ajuda de custo e ônibus universitário já está em processo de finalização pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.  Previsto para estar disponível no Boletim Oficial da primeira semana de janeiro, o edital trará as exigências necessárias para o procedimento que acontecerá do dia 13 ao dia 24 de janeiro, na sede da Secretaria (Estrada da Usina, nº 600, Centro). Já o cadastramento para novos estudantes interessados nos benefícios está previsto para acontecer entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.

Desde maio deste ano, universitários buzianos que frequentam alguma das três universidades de Cabo Frio podem contar com dois ônibus que circulam por diferentes rotas nos períodos diurno e noturno. Para 2014, os ônibus manterão as mesmas rotas e horários que seguiram em 2013, sendo, um ônibus às 6h e dois que saem, respectivamente, às 16h45 e às 17h. Este ano, a divisão de alunos por ônibus está sendo feita de acordo com a residência de cada um e, para 2014, isso vai ser condicionado, também, à quantidade de alunos inscritos também.

Segundo dados da secretaria, até julho, a prefeitura contemplava 98 estudantes universitários com o ônibus. Hoje, as vagas alcançaram quase o dobro: 194 pessoas. Contudo, além do transporte, a Prefeitura oferece aos alunos matriculados em universidades da região. De acordo com Alessandro, cerca de 320 estudantes estão cadastrados para receber a bolsa no valor de R$ 150,00, porém, apenas 280 realmente se utilizam dela: “Isso acontece, pois muitos deixam de entregar o comprovante mensal, que é o boleto de pagamento, para quem estuda em faculdade particular, ou, para quem estuda em faculdade pública, o comprovante de frequência. Sem comprovar que está cursando, o estudante perde o benefício. Temos feito vários comunicados chamando a atenção dos alunos para isso, mas, infelizmente, ainda há estudantes que podem perder o benefício por um erro tão simples”, lamentou o Gerente de Projetos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Alessandro Leite.   

Alguns dos pré-requisitos para conquistar os benefícios são: residir no município de Búzios, apresentar renda mensal igual ou inferior a mil e quinhentos reais (R$ 1.500,00) e comprovar estar cursando o nível superior. Estudantes buzianos que, por opção ou por necessidade, estudam fora da região, também podem receber a ajuda de custo desde que, comprovem residência na cidade.

Atualmente, o estudante universitário que mora em Búzios, pode optar, enquanto houver vagas, por qual benefício deseja receber: ajuda de custo ou transporte. Essa regra foi definida pelos próprios estudantes nas reuniões feitas com representantes das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia. “Está sendo analisada uma possível alteração na renda máxima que é exigida para o aluno conseguir o benefício para 2014, pois a secretaria entende que a renda máxima anterior foi estabelecida em uma lei de 2008, e daquele ano até hoje, houve acréscimos inflacionários”, complementou ele.
A secretaria pede que os universitários fiquem atentos ao Boletim Oficial para que possam conferir os documentos que serão requisitados, de forma a não perderem os prazos e a oportunidade de receberem os benefícios. Mais informações pelo número: (22) 2633-6011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário