segunda-feira, 31 de março de 2014

Complexo da Maré ganhará campus educacional um Espaço de Educação Infantil e seis escolas

31/03/2014 16:08:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: J.P. Engelbrecht

A Prefeitura do Rio vai construir o Campus Educacional da Maré, no Complexo da Maré, que reunirá em um mesmo lugar seis escolas e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). Além do Campus Educacional, a região, desde domingo (30/03) ocupada pelas forças de segurançado Estado, vai ganhar, até 2016, outras 12 novas unidades – sete escolas e cinco EDIs – e outras oito já existentes serão reformadas e ampliadas. O investimento total é de R$ 325 milhões e vai atender mais de dez mil crianças em turno único de sete horas em toda a região da Maré. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31/03) pela Secretaria Municipal de Educação e pela RioUrbe.


- O momento da pacificação aumenta a esperança e, com isso, as chances das crianças aprenderem melhor. Em uma área tumultuada, com violência, nada caminha bem. Agora os pais podem esperar que a escola caminhe melhor, que os professores possam ir com mais prazer à escola, que a diretora possa abrir a escola para a comunidade e que os pais também possam participar mais ativamente e deixar seus filhos com mais tranquilidade ali. Com o Campus Educacional vamos organizar as unidades de forma completa e coerente com a faixa etária. A escola para o adolescente é diferente da escola para a criança pequena – explicou subsecretária municipal de Ensino, Helena Bomeny.
 


A licitação para a construção do Campus será feita na próxima quarta-feira (02/04). Ele será construído num terreno vizinho à Vila Olímpica e a previsão inicial é de que as obras comecem em 90 dias. Fazem parte das sete unidades que compõem o Campus um EDI para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses de idade, com berçário, salas de atividades, parquinho, solário e outras instalações; e cinco escolas de primeiro segmento (1º ao 5º Ano) e uma para o segundo segmento (6º ao 9º Ano), com laboratório de ciências, biblioteca, sala de informática, auditório e quadra coberta.



- Iremos construir novas escolas e reformar e modernizar outras já existentes, com climatização nos ambientes e tratamento acústico nas salas de aula. Nossa meta é até 2016 ter 35% dos alunos da rede municipal em turno único e, para isso, precisamos de novos espaços que incentivem o ensino e o aprendizado – disse o presidente da RioUrbe, Armando Queiroga.



As construções serão feitas pelo programa Fábrica de Escolas do Amanhã, que até 2016 vai construir e toda a cidade 136 unidades e adaptar outras 77 já existentes, num investimento de cerca de R$ 2,1 bilhões. O Fábrica de Escolas foi criado para a implantação do programa Turno Único, que, até 2016, vai ampliar para 35% dos alunos das escolas municipais o atendimento em turno de sete horas de aula. Atualmente, 19,5% dos alunos da rede municipal estudam em turno único. Em 2014, somente no Ensino Fundamental, 165 escolas já atendem nesse formato. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências. As primeiras unidades do Fábrica de Escolas do Amanhã serão entregues no início de 2015.



Desde 2009, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou somente no Complexo da Maré, seis Espaços de Desenvolvimento Infantil e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA-Maré). Além disso, reformou a E.M. Nova Holanda e entregou o novo prédio da E.M. IV Centenário. Atualmente, 35 unidades escolares atendem 23.408 crianças e adolescentes do Complexo da Maré e seu entorno - 22 escolas, sete creches e seis EDIs. Das 22 escolas municipais, 12 são Escolas do Amanhã, uma delas funcionando em turno único.



A ampliação da rede municipal na região, e a implantação dos principais programas da Secretaria de Educação (como Escolas do Amanhã, Espaço de Desenvolvimento Infantil e Rio Criança Global) nas escolas do Complexo da Maré já mostraram resultados, como o avanço obtido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011: os Anos Finais (6º ao 9º Ano) das escolas da região se destacaram com um crescimento de 25,5% em relação à avaliação realizada em 2009 – de 3,6 para 4,4. Este avanço é maior inclusive do que a média geral da rede municipal, que cresceu 22,2% no mesmo período. Nos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), as escolas localizadas no Complexo da Maré e entorno cresceram 4,9%, comparado com 5,9% da rede, ficando com 4,4 – de 4,8 para 5,0.

  

OS PROGRAMAS IMPLANTADOS NO COMPLEXO

ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (EDI)

Dentro de um novo conceito de educação para a primeira infância, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), colocando no mesmo ambiente a creche e a pré-escola. O novo modelo atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, estimuladas a desenvolver, desde pequenas, a aprendizagem através da convivência com livros e materiais apropriados, além de contarem com educadores preparados. Para garantir um atendimento com ainda mais qualidade, cada sala de atividades nas creches conta com o professor de Educação Infantil. 

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também vem ampliando a oferta de vagas em creche em toda a cidade. Desde 2009, foram criadas 28.118 novas vagas. No mesmo período, 128 EDIs foram construídos. Até 2016 estão previstas a criação de 30 mil novas vagas para a Educação Infantil.


ESCOLAS DO AMANHÃ

O Programa Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em 155 escolas do ensino fundamental – em torno de 15% da rede - localizadas em áreas conflagradas ou recém-pacificadas na cidade.

As ações do Escolas do Amanhã visam garantir uma educação integral e de qualidade, com políticas articuladas e intersetoriais em torno da educação, saúde, desenvolvimento individual e social e resolução e conflitos. O programa tem como linhas orientadoras a gestão da excelência, a capacitação continuada de equipes escolares, o monitoramento e avaliação do programa e a ambiência escolar. As ações do Escolas do Amanhã tem três pilares fundamentais:

- A excelência acadêmica, que busca uma cultura de altas expectativas para todos os envolvidos no Programa, e mais tempo nas escolas: contraturno reforçado com foco em atividades acadêmicas.

- A personalização e individualização, que pretende responder às necessidades específicas e rica diversidade das Escolas do Amanhã, seus alunos e comunidades; implementação de modelo de gestão avançado para diagnóstico e desenvolvimento de planos de ação por grupos de escolas.

- A educação holística que objetiva formar cidadãos autônomos, competentes e solidários, com diversas ações previstas no âmbito da Educação Integral e a integração com ações na área de prevenção e atendimento em saúde.

Resultados do Programa Escolas do Amanhã

Desde o lançamento do Programa, as Escolas do Amanhã vêm melhorando seu desempenho de forma expressiva. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011, os Anos Finais das Escolas do Amanhã se destacaram com um crescimento de 33,3% em relação à avaliação realizada em 2009, enquanto a rede municipal cresceu 22,2%. Nos Anos Iniciais, as Escolas do Amanhã cresceram 8,7%, comparado com 6% da rede. 

Entre 2008 e 2012, a evasão escolar nas Escolas do Amanhã apresentou uma redução de 26,5%, contra 21,2% na rede municipal. 

PROGRAMA RIO CRIANÇA GLOBAL
O programa Rio Criança Global, criado em 2009 pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo intensificar e estender o ensino de inglês nas escolas da Prefeitura. Os alunos do 1° ao 4° Ano têm uma aula semanal do idioma, enquanto os estudantes do 5º,6°, 7° e 8° Ano têm dois tempos semanais de inglês, com ênfase na comunicação oral, totalizando 475 mil alunos beneficiados pelo programa em 2013.

Em 2014 o programa chegou ao 9° Ano universalizando o ensino de inglês na rede municipal. A Secretaria Municipal de Educação vem investindo na contratação e na capacitação de professores de inglês. Desde 2010, mais de 2.100 novos docentes da disciplina foram convocados. Além disso, aulas digitais de Inglês na Educopédia estão disponíveis para os alunos do 1° ao 9° Ano.


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