segunda-feira, 31 de março de 2014

TV Brasil estreia série sobre o Darcy Ribeiro na quarta (2/4)

A TV Brasil estreia, no dia 2 de abril, quarta-feira, às 20h, a série O Brasil de Darcy Ribeiro. Com cinco episódios de 52 minutos cada, que serão exibidos toda quarta-feira até o dia 30 de abril, a série tem direção da cineasta Ana Maria Magalhães e apresenta as diversas facetas do antropólogo, educador, escritor e político que se tornou personalidade histórica brasileira.
O programa vai mostrar como o menino destinado a ser um fazendeiro, em Minas Gerais, acabou se tornando um dos principais atores da construção da identidade nacional, com suas múltiplas atuações. A atração aborda também o seu período de exílio na América Latina.
A narrativa de O Brasil de Darcy Ribeiro é construída a partir de materiais de arquivo histórico e político, principalmente com entrevistas que o próprio Darcy Ribeiro concedeu ao longo de sua vida. Antropólogos, educadores, políticos, amigos e colaboradores contribuíram com depoimentos para a série. O primeiro episódio retrata a personalidade, a formação e o ambiente familiar de Darcy Ribeiro desde Montes Claros (MG). Com depoimentos de amigos e profissionais da área, a série revela como a II Guerra Mundial influenciou sua definição política no meio universitário.
Também se destaca, logo no primeiro episódio, o despertar para a literatura em Belo Horizonte e a decisão de estudar a natureza humana através de pesquisas com os índios. A iniciação profissional, sob a égide do Marechal Rondon, leva-o às aldeias onde se deslumbra com a presença da beleza na sociedade indígena e a força da sua identidade. O Brasil mestiço seria a nova Roma chamada a representar um papel importante no mundo.
Ao todo serão cinco episódios que irão ao ar pela TV Brasil, sempre às quartas-feiras, às 20 horas."Oparaíso perdido" - 02/04, "A construção da nação" - 09/04, "Os idos de março"- 16/04, "Havemos de amanhecer" - 23/04 e "A coragem da alegria" - 30/04.

A série "O Brasil de Darcy Ribeiro" descreve como o menino destinado a ser fazendeiro em Minas se tornou um dos principais atores da construção da identidade nacional, no embalo de refazer o país como projeto próprio, expressão da vontade dos brasileiros. O amor exacerbado ao Brasil e sua gente poderia soar deslocado, mas em sua voz expressava o mais genuíno dos sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário