sábado, 29 de março de 2014

“Um Dia Lilás” oferece serviços às mulheres
Texto: Fernando Uchôa | Fotos: Fernando Silva
Evento ocorreu na Praça Orlando de Barros Pimentel e contou com a participação de diversas secretarias municipais
O evento “Ação Mulher: Um Dia Lilás”, da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Maricá, foi realizado hoje (28/03), das 10h às 16h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O público participou de diferentes atividades sociais, promovidas especialmente para as mulheres e apoiadas por outras secretarias municipais e instituições.
A Secretaria de Saúde, por exemplo, orientou os presentes sobre as causas do câncer de colo do útero e mama, além de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV e HPV. A Secretaria de Assistência Social aproveitou o ensejo para fazer o cadastro nos programas Bolsa Família, Ônibus Universitário, Renda Melhor e outros. O público ainda se cadastrou ou obteve informações sobre os programas Moeda Social Mumbuca e Minha Casa Minha Vida.
As entidades Fundação Leão XIII (isenção de taxas para emissão de documentos); Cedae (orientações ao consumidor); Detran (emissão de Carteira de Identidade e orientações); e Correios (emissão de CPF e orientações) também participaram do evento, além da Subsecretaria de Políticas para a Infância e Adolescência (orientações e recreação infantil), Subsecretaria da Sexualidade, Defesa Civil Municipal, Ouvidoria e ONGs, como o Núcleo Especializado de Assistência à Criança e ao Adolescente (Neaca).
Conduta cidadã
dona de casa Indiara Souza, 60 anos, e sua filha Elaine Souza, de 30 anos, foram ao evento para buscar informações de como proceder em casos de violência contra a mulher. “Não é raro sabermos ou mesmo presenciarmos casos de violência doméstica e contra o menor. Meu marido mesmo já interferiu em uma situação em que um adulto estava aliciando um estudante menor. Chamou a Guarda Municipal para o adulto e encaminhou o menor para sua escola”, comento Elaine.
Segundo a subsecretária de Política para as Mulheres, Luciana Piredda, o objetivo da ação é orientar e facilitar o acesso da mulher aos serviços oferecidos em rede pelo governo municipal. “Todo ano escolhemos três pontos (geralmente em Inoã, São José e Ponta Negra) para a execução deste trabalho. Este ano, escolhemos a Praça Orlando de Barros Pimentel por ser um logradouro central, onde as pessoas passam regularmente. Oferecemos orientação jurídica e psicossocial”, disse Luciana, que afirmou atender atualmente 473 mulheres e suas famílias na subsecretaria. “Somos um serviço especializado no atendimento à mulher em situação de risco. Estamos aguardando análise de projeto enviado à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, para fechamento de convênio da Casa de Passagem para Mulheres em Maricá. Será mais um avanço”, concluiu.
Premiação
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – através da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres - realizará o lançamento do prêmio “Mulher Cidadã Heloneida Studart” na segunda-feira (31/03), às 18h, na Câmara Municipal de Maricá, no Centro. Na cerimônia, diferentes personalidades femininas da cidade serão homenageadas. O evento faz parte da programação em comemoração ao mês da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário