segunda-feira, 31 de março de 2014

Pré-candidaturas entram na reta final para as definições

Publicado em 30/03/2014


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Clarissa Garotinho e Paulo Feijó têm indicação à Câmara; já Pudim, pela reeleição à Alerj

Paulo Renato Pinto Porto

Os principais partidos, lideranças e forças políticas de Campos e região entram em etapa de definição das pré-candidaturas que serão oficializadas nas convenções, realizadas até o mês de junho. O PR já definiu a indicação de nomes para as eleições deste ano que serão oficializados na convenção do partido visando as eleições de 2014, numa reunião que contou com a presença do presidente regional do partido, deputado federal Anthony Garotinho, vereadores e lideranças do grupo político. Os nomes do deputado federal Paulo Feijó e da deputada estadual Clarissa Garotinho, além do vereador Jorge Magal, serão lançados para a Câmara dos Deputados. 

A surpresa foi a alteração nas previsões para a disputa de vagas, como a indicação do nome de Magal para disputar uma cadeira em Brasília. Antes, seu nome era cogitado para a Assembleia Legislativa (Alerj), enquanto havia a projeção de que Paulo Hirano concorreria à Câmara Federal. 

O deputado estadual Geraldo Pudim buscará votos para continuar na Alerj, onde o vereador Paulo Hirano, líder do governo na Câmara Municipal, disputará também uma vaga, a exemplo de Gil Vianna, outro representante do PR no Legislativo municipal, além do pastor da Segunda Igreja Batista de Campos e ex-deputado federal Eber Silva.

Pros: indefinição devido à majoritária

O vereador Albertinho (PROS) garante que seu partido não fechou a definição da candidatura própria com o deputado federal Miro Teixeira, que seria adversário de Garotinho na disputa ao governo estadual. 
"Não há nada fechado em torno da candidatura de Miro, nem no PROS nem no PSB. A candidatura própria teria como objetivo a aliança em nível nacional, com o apoio do PROS ao PSB na candidatura de Eduardo Campos ao Palácio do Planalto. Mas essa aliança não está fechada nem dentro do PSB, onde o deputado Alfredo Sirkis já se colocou como pré-candidato com apoio de correntes importantes do partido", avaliou.
O vereador declarou, entretanto, que seu compromisso é com Garotinho. "Pertenço ao grupo, fui claro quando assinei minha ficha de filiação ao PROS. O próprio deputado federal Hugo Leal, presidente estadual da legenda, sabe dessa condição", disse. 

Filho de tradicional família de políticos com raízes na política regional, o advogado Bruno Dauaire (PR) faz seu primeiro teste nas urnas como pré-candidato a deputado estadual. No PTB, o empresário Valdemar da Cobranorte, líder da cooperativa de caminhoneiros, também é pré-candidato à Alerj.

PT quer candidatos à Câmara e à Alerj

O PT já tem como consensual o lançamento de dois pré-candidatos: o médico e presidente local do partido, Makhoul Moussallem, a deputado federal, bem como do vereador Marcão, para concorrer a uma vaga à Alerj. 

A ex-vereadora Odisseia de Carvalho e o professor Alexandre Viana Lourenço Lima manifestaram também o desejo de disputar uma vaga na Alerj, mas suas pré-candidaturas deverão ser definidas nas convenções partidárias no final do mês de abril. 

O vereador Alexandre Tadeu, que faz parte da base de apoio à prefeita Rosinha Garotinho (PR), é pré-candidato pelo PRB, mas por conta do seu grupo político, que tem à frente o senador Marcelo Crivella, pré-candidato ao governo estadual, adversário de Garotinho na disputa do Palácio Guanabara. 

O PSDB não deverá lançar candidatos na região. O vice-presidente estadual do partido esteve em Campos esta semana para manter contato com as bases e anunciou que os tucanos devem apoiar Garotinho num provável segundo turno.

Dois peemedebistas de olho em Brasília

No PMDB é certa a pré-candidatura à Câmara Federal do vereador Nildo Cardoso, presidente municipal da legenda. Outra pré-candidatura da região, confirmada através do Facebook, é a do ex-vereador Nelson Nahim, que também mira uma cadeira em Brasília. 

Nahim revelou ter se reunido na semana passada com o governador Sérgio Cabral e o vice Luiz Fernando Pezão. "A ideia é disputar uma cadeira na Câmara Federal, como sempre, com muita coragem, determinação e boa vontade", afirmou.

Em São João da Barra (SJB), o PMDB tem a ex-prefeita Carla Machado como pré-candidata a deputada estadual. 

Em Macaé, o PR decidiu apostar na pré-candidatura de Edigard do Bradesco como deputado estadual. Ele é natural de Campos, mas está radicado no vizinho município há muitos anos, como gerente de agência bancária.

Já o vice-prefeito macaense Danilo Funke e o vereador Igor Sardinha são pré-candidatos à Câmara Federal e à Alerj, respectivamente. Danilo não terá o apoio do prefeito Aluízio Junior, com quem acaba de romper depois que o chefe do Executivo anunciou que caminhará ao lado de Pezão. Funke declarou que "jamais poderia apoiar o pré-candidato de um governo que abandonou Macaé por oito anos". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário