sábado, 29 de março de 2014

Pagina inicial » Destaque » Itaboraí: projeto “Horta Escolar” é exemplo em Saúde Nacional

Itaboraí: projeto “Horta Escolar” é exemplo em Saúde Nacional

GEDSC DIGITAL CAMERAO projeto “A horta escolar é uma vitória compartilhada – Uma ação intersetorial”, da Unidade de Saúde da Família do bairro Santo Antônio, foi premiado na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, a mais importante do Brasil sobre o tema. O encontro foi realizado em Brasília, pelo Ministério da Saúde, e reuniu cerca de 10 mil trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País no período de 12 à 15 de março.
Foram apresentadas 4.351 experiências de várias regiões do Brasil, sendo que 1380 estavam concorrendo às premiações. Itaboraí ficou na 47ª lugar entre os 100 melhores relatos. Para o secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, a premiação de um projeto do município, dentro de um encontro a nível nacional, é resultado do esforço que a Prefeitura direciona para saúde.
“As iniciativas contribuem para reflexão e a constante melhoria nos serviços que constituem o principalponto de contato dos usuários com o SUS: a Atenção Básica”, afirmou Edilson.
“A horta escolar é uma vitória compartilhada – Uma ação intersetorial” utiliza técnicas de plantio para ensinar às 260 crianças da Escola Municipal Neusa Salles e do CIEP Miguel Cervantes 415, ambos localizados em Manilha, a importância da alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida dos estudantes, dentre outras ações educacionais no âmbito da saúde.
“Os agentes comunitários tiveram a ideia de fazer uma horta e colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra. A aceitação dos alunos foi grande e muitos já levaram mudas para serem plantadas em casa. As crianças aprendem a se alimentar melhor e, com isso, já percebemos uma diminuição significativa nos índices de anemia e obesidade”, explicou a enfermeira Aline Guzzo.
Também foi organizado nos fundos do posto de saúde uma horta, que era apresentada aos pacientes hipertensos e diabéticos para que eles iniciassem o cultivo de hortaliças em suas residências.
“Para toda equipe foi uma experiência única a participação na Mostra de Saúde. O projeto permitiu que a estratégia oferecesse para os alunos e para os usuários do SUS à ação educativa aliada à prática sustentável, promovendo a alimentação saudável e a aprendizagem do cultivo domiciliar”, afirmou a autora da ideia, Diana Dantas.
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica teve como objetivo principal recolher depoimentos que relatassem boas experiências e ações de cada Unidade Básica inscrita. Mais informações sobre a premiação no site: http://www.mostrasaude.net/hotsite-noticia/conheca-os-premiados-da-iv-mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário