segunda-feira, 31 de março de 2014

Prefeitura conclui ampliação da ETE do Mutum

31/03/2014 11h40 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin
As obras da ETE do Mutum são realizadas pela Parceria Público Privada (PPP) entre a prefeitura, Esane e Odebrecht Ambiental
Continuando as ações que visam trazer o saneamento básico para todo o município, a Prefeitura de Macaé está concluindo a ampliação da ETE do Mutum. A estação, hoje, capta e trata 20 litros de esgoto por segundo e sua ampliação vai permitir captar e tratar 40 litros por segundo. 

A ETE do Mutum já trata o esgoto do Mirante da Lagoa, São Marcos, Morada das Garças e Praia do Pecado, e vai tratar também o esgoto do Jardim Guanabara, Vale dos Cristais, orla da Praia Campista e Cavaleiros, ampliando o saneamento básico da cidade.

As obras de ampliação da ETE do Mutum são realizadas pela Parceria Público Privada (PPP) firmada entre a Prefeitura de Macaé, a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e a Empresa Odebrecht Ambiental, assinada em 05 de novembro de 2012.

A ETE do Mutum faz parte do Subsistema Mutum, um dos quatro grandes subsistemas em que foi dividido o município, visando o tratamento do esgoto. Esses subsistemas são Mutum, Centro, Aeroporto e Lagomar e atendem à meta de universalização da captação e tratamento do esgoto da cidade em cinco anos, com construção de redes e instalação de ETEs, com prazo de 30 anos para operação.

Já foi efetuada a pintura interna e externa dos tanques das duas estações, a nova e a ampliada. São concluídas as obras do prédio que vai abrigar a área administrativa e de controle da estação. Essa área, de tijolos e cimento, contará com salas para administração, banheiros, cantina e painel de controle com todos os dados da ETE. Por esse painel, toda a estrutura da ETE e das redes de esgoto ligadas à estação poderá ser acompanhada.

As obras de ampliação da estação começaram em 07 de novembro. O Subsistema Mutum conta comcinco bacias, envolve 14 km de rede nova, renovação da rede existente, 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, atendimento a 7.240 habitantes, seis estações elevatórias, duplicação da estação de 20 l\s para 40 l\s, com eficiência no tratamento de 97%. 

Com a captação e o tratamento do esgoto de comunidades situadas próximas à Lagoa de Imboassica, Macaé dá um grande passo na despoluição desse importante manancial macaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário