sábado, 29 de março de 2014

No Dia do Grafite, Prefeitura lançagaleria de arte a céu aberto

27/03/2014 14:14:00  » Autor: Fernanda Good / Fotos: Ricardo Cassiano

Em comemoração ao Dia do Grafite, celebrado nesta quinta-feira (27/03), oInstituto EixoRio lançou, em Inhaúma, o projeto GaleRio, que será a maior galeria de arte a céu aberto do mundo. Vinte e sete alunos da EscolaMunicipal Barão de Macahubas, localizada atrás da estação do metrô, terão seus rostos eternizados no muro da estação. Usando a técnica do retratismo, que remete a fotos antigas em preto e branco e em tom sépia, o grafite terá um ar mais nostálgico, trabalho dos artistas Airá OCrespo e Acme, curadores do GaleRio, Anarkia, Afa, Akuma, Bobi, Dante, Davi, Duim e Meton.

- O muro será um mural, como daqueles que tínhamos em casacom fotos pregadas por alfinetes na cortiça. Aqui a foto também terá borda e alfinete. Vamos retratar a amizade, a criança, em proporções gigantescas. A técnica do realismo/retratismo é bastante complexa, é a mesma utilizada por Renoir e Degas. Este projeto vai estreitar a arte urbana com a população - explicou Carlos Alberto Silva de Oliveira, mais conhecido como Bobi, coordenador do grupo de grafiteiros que atuará em Inhaúma.

Até 2016, os muros que margeiam os 40,4 quilômetros da Linha 2 do Metrô e permeiam 15 bairros da Zona Norte, de São Cristóvão à Pavuna, serão tomados por painéis elaborados por mais de 130 grafiteiros, divididos em 13 grupos de dez artistas cada. A Fase I do projeto contemplará quatro estações - Del Castilho, Inhaúma, Colégio/Coelho Neto e Triagem – com previsão de término em 30 de abril. Em cada uma delas, uma referência ou tema relativo ao bairro servirá de inspiração para a arte.

Segundo o presidente do Instituto EixoRio, o rapper Marcello Dughettu, o GaleRio é mais que um movimento de grafite, é street art (arte urbana), que contempla também instalações, cartazes lambe-lambe, entre outras expressões artísticas:



- Será um grande corredor de arte urbana. Pretendemos com o grafite fomentar e mostrar a arte urbana para cidade. Este projeto alimenta a cidade de arte, contando a história de cada bairro, a energia do local. A arte urbana vem para equilibrar a energia da cidade, com o eixo cultural voltado para Zona Norte e Zona Oeste. Lançar este projeto no Dia do Grafite é de um grande simbolismo, é o período oficial de conectar este trabalho com a população, com a cidade. Somos articuladores da arte urbana.

 
Os grafiteiros também vão retratar, em Inhaúma, cenários daEscola Municipal Barão de Macahubas, que é tombada pelo Iphan e tem grande representatividade na região. Quatro gerações de muitas famílias já estudaram no colégio, fundado por Barão de Macahubas, educador que criou uma nova metodologia de ensino e autor de livros escolares, sendo pioneiro na publicação de obras para a infância brasileira, na segunda metade do século XIX.

A diretora da unidade, Mônica Silva de Araújo, explicou que o projeto tem sido tratado na escola há cinco meses, inclusive emreuniões com pais. Para ela, o GaleRio é um grande agregador de valor, tanto para o bairro, quanto para comunidade, como para a escola, que faz parte da história da região:
 
- É uma grande homenagem às gerações que nos antecederam, que estudaram na escola. Uma valorização a história do bairro, com certeza os moradores vão se ver nestes retratos. O GaleRio vem ajudar na revitalização da região. Toda forma de arte é um ganho para a Educação. Este trabalho vai inspirar e influenciar os alunos no gosto pela arte, é como uma sementinha. Vamos utilizar este trabalho do grafite, introduzindo para linguagem artística da escola.

Encantado com os primeiros traços do grafite de seu retrato no muro, o aluno do 2º Ano do Ensino Fundamental Caio Martins, 6 anos, demonstrava seu contentamento com sorrisos e fotos:


- Gostei muito de me ver ali no muro. Estava muito ansioso para me ver. Essa foi uma boa ideia.

A ativação piloto do GaleRio se deu na estação Del Castilho, a partir do dia 17/03, no muro que dá acesso ao estacionamento do shopping Nova América. Liderado por Miguel Afa, o grupo teve como motivação a arte pop, abstrata e colorida. Já o muro de um quilômetro que separa as estações Colégio e Coelho Neto será grafitado por 70 artistas liderados por Rafo Castro, Anarkia, Fael, Bands, Davi Baltar, Brutto e Denne.

O espaço será transformado em um respiro verde e área de lazer para estimular a frequência e a convivência entre os moradores da região. Serão instalados brinquedos, em parceria com a Comlurb, e equipamentos de ginástica, com o apoio da Secretaria especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV). O muro do 41° Batalhão da Polícia Militar, de frente para a mesma área, também será grafitado, desta vez com a equipe do Criz.

- Sinto-me gratificado de participar deste projeto de inclusão da arte urbana e também dos bairros. Com o GaleRio, a cidade se torna mais unificada. É um trabalho de articulação do coletivo e desenvolvimento da arte urbana – disse um dos curadores do GaleRio, Carlos Esquivel, o Acme.

Triagem será a última estação da primeira fase do projeto. Ali, os dois lados do muro serão grafitados pelas equipes de Meton e Airá OCrespo. Este último utilizará o muro do Hospital do Exército como painel para uma obra repleta de ícones que representam a pátria brasileira.

O Dia do Grafite foi oficializado no decreto Graffiti Rio, elaborado pelos próprios grafiteiros em articulação com o EixoRio e assinado pelo prefeito Eduardo Paes em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário