O câncer de mama é a terceira causa de óbitos em Carapebus
- vista 63 vezes
A Campanha Nacional de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, tem o objetivo de conscientizar a população feminina no combate a doença responsável por 22% de novos casos a cada ano. A campanha é conduzida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer – INCA. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção, e o diagnóstico precoce da doença.
Durante o mês serão realizadas várias ações em Carapebus, através do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, para incentivar a mulher a realizar o autoexame das mamas e saber sobre a importância da mamografia, destacando o tratamento e a prevenção da doença.
A prefeitura municipal convida a toda população para participar na próxima quarta-feira (21), de uma palestra com a Oncologista Barbara, do Hospital Dr. Bêda de Campos, no salão da Igreja Nossa Senhora da Glória, a partir das 9h. O evento contará com a presença de uma paciente que venceu a doença e falará sobre seu processo de tratamento.
Com intuito de atingir a maior parte do público-alvo, a secretaria de Saúde criou a “Caravana da Saúde”, que visitará os setores da prefeitura. Já os pacientes que forem aos Postos de Saúde da Família – PSFs, receberão orientação da doença, com distribuição de panfletos informativos e solicitação para realizar a mamografia que após os 40 anos de idade deve ser feita anualmente.
De acordo com a secretária de Saúde, Maria de Jesus Barboza, o câncer de mama é a terceira causa de mortes em Carapebus. “Carapebus abraçou a causa, e vamos intensificar as ações neste mês para orientar nossa população feminina. A prevenção ainda é o melhor remédio. A mulher deve conhecer o próprio corpo, isso facilita identificar quando algo esta errado”, destacou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, a equipe iniciou a semana com uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sapecado, para o grupo “De bem com a vida”, da terceira idade, onde foi ensinado como deve ser feito o autoexame e a orientação para procurar ajuda médica em casos suspeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário