terça-feira, 4 de julho de 2017

Cadastro para castração de animais inicia nova fase

2017-07-04 10:06:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
uma mulher sentada escrevendo e uma outra mulher em pé ao seu lado, ambas na rua
Foto: Arquivo Secom
Procedimento garante o controle da natalidade com eficiência, segurança e bem-estar ao animal
A prefeitura realiza cadastro para realização de mais um mutirão de castração de cães e gatos, entre quarta (5) e sexta-feira (7), nos bairros Lagomar, Engenho da Praia e Barreto, de 9 às 16h. Os interessados devem apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço, além do Número de Inscrição Social (NIS). No dia da inscrição, não será necessário levar o animal. Todos serão atendidos por ordem de chegada e as senhas são limitadas. A iniciava faz parte do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG) e Controle de Zoonoses da prefeitura. O procedimento garante o controle da natalidade com eficiência, segurança e bem-estar ao animal.
Entre quarta e quinta-feira (5 e 6), a equipe vai cadastrar os animais dos bairros Lagomar e Engenho da Praia, no Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes, localizado na Avenida W 5, nº 130, Lagomar. Já na sexta-feira (7), o registro será realizado no Barreto, no campo de futebol principal do bairro.

De acordo com o coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim, o cadastro será realizado por bairro. Porém, a ação é contínua e tem a finalidade de atender as pessoas que não têm poder aquisitivo para pagar um procedimento como esse. A expectativa é que até o final do ano todo o município seja atendido.

- Até o momento, o mutirão realizou 38 intervenções cirúrgicas. Outros 16 animais já foram cadastrados e aguardam o procedimento, que está previsto para acontecer no dia 16 de julho. A coordenadoria vai entrar em contato com cada responsável para marcar a cirurgia e informar sobre os cuidados pré-operatórios - explicou Rafael Amorim.

O programa municipal, que está respaldado na nova legislação federal que sancionou e publicou a Lei 13.426/2017, criando uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil, busca parcerias. Amorim ressaltou que quem quiser ser voluntário na campanha, pode entrar em contato com o CCZ pelo telefone 0800-022-6461.

ANTIRRÁBICA - Na oportunidade, os moradores dos bairros também poderão imunizar seus animais, por meio da campanha de vacinação antirrábica na área urbana, que segue até o mês de setembro. A meta é imunizar 21 mil animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário