segunda-feira, 3 de julho de 2017

Corrida do Sol abre a programação dos Jogos de Verão 2017

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 02/07/2017 15:27

  • / COMPETIÇÃO / 02/07/2017 15:27

    Mais de mil e trezentos competidores participaram da Corrida do Sol, em Mosqueiro.


Mais de mil e trezentos competidores participaram da terceira edição da Corrida do Sol, em Mosqueiro, evento que abriu oficialmente a programação dos "Jogos de Verão", iniciativa da Prefeitura de Belém que leva entretenimento para os moradores e frequentadores dos distritos mais procurados do município. 
Os atletas fizeram um percurso de 10 quilômetros, saindo do Chapéu Virado, no sentido Farol Velho, seguindo pela Estrada da Bateria, Rua 16 de Novembro (sentido Porto Arthur) e passando pelo Murubira, Ariramba e Travessa João Manteiga, até o retorno para a linha de chegada no Chapéu Virado.
Após cerca de 30 minutos de corrida foram conhecidos os vencedores das provas masculina e feminina. Mas as histórias mais emocionantes, vinham de quem não se importava em chegar bem depois dos primeiros colocados.
"Eu comecei a correr exclusivamente pra perder peso. Há 25 anos, quando iniciei, eu pesava mais de 80 quilos. Hoje, 25 quilos mais magra, já corro grandes distâncias. A corrida mudou minha vida", afirmou a aposentada e moradora de Mosqueiro, Maria das Graças Santos, de 64 anos. 
O engenheiro elétrico Faek Khury, mora em Belém, pratica atividades físicas há três anos e conta que a vida mudou bastante depois que começou a se exercitar . "São três anos de treinos intensos. Me apaixonei por isso, sempre em busca da qualidade de vida. O evento merece os parabéns pela organização", elogiou.
Se para muitos a corrida serve como forma de diversão e cuidados com o corpo, para outros é competição. Na categoria masculina o grande vencedor bateu o recorde da prova, com o tempo de 30 minutos e 2 segundos. "Eu faço 140 quilômetros toda semana, são 20 por dia. Já participei de maratonas no Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, e de competições internacionais. Muito feliz pela vitória", declarou o tocantinense Noel Reis, de 32 anos.
No lado das mulheres, a vencedora é uma velha conhecida dos praticantes de corrida e dos amantes do esporte. Detentora dos principais tempos entre corredoras paraenses em grandes competições, Elivani Oliveira destaca a sua superação para chegar ao topo. "Sou mãe de três filhos e todas as dificuldades nunca me impediram de continuar. Tenho o melhor tempo paraense na meia maratona do Rio de Janeiro, tenho competições sul-americanas e mundiais no currículo. A força de vontade é tudo", afirmou a competidora de Ulianópolis.
Quem também participou da corrida foi o atleta Manoel Sardinha, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) . "Estou há 14 anos como atleta com apoio da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense e devo muito a esse apoio. Hoje sou o primeiro colocado brasileiro na minha categoria, que é acima de 60 anos e terceiro em toda América do Sul. Só tenho a agradecer", disse.
A corrida marcou a abertura dos Jogos de Verão da Prefeitura de Belém. E segundo o titular da Sejel, Wilson Neto, o início foi uma prévia do sucesso que vai ser a programação. "Abrimos com pé direito. Temos esse dever de incentivar a prática esportiva e fizemos com êxito. Quem estiver em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, não vai ficar parado durante todo esse mês de julho com toda programação montada", garantiu.
Como parte da programação do verão 2017 da Prefeitura de Belém, serão realizados durante o mês julho, o Circuito Paraense de Patins Street; torneios de futebol e vôlei de praia; passeio ciclístico de Belém até Mosqueiro; travessia a nado do Murubira ao Farol; ginástica na praça e o projeto “Praia Acessível”, que facilita o banho de mar de pessoas com mobilidade reduzida, entre outras atividades.


Texto: João Alberto Rufino
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário