segunda-feira, 24 de julho de 2017

Desfile cívico unirá escola e família

2017-07-21 16:36:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
Foto do desfile do ano passado
Foto: Arquivo Secom
Programação será na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, do dia 29 de julho
A rede municipal se prepara para o desfile cívico de 204 anos de fundação da vila de Macaé. A programação será no dia 29, às 9h30, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. Este ano, o tema do desfile será a importância da parceira entre escola e família. A expectativa é que quatro mil pessoas participem do evento. Antes, haverá solenidade cívica de hasteamento da bandeira em frente à sede da prefeitura, às 9h.
O desfile contará com representantes de diversas corporações e instituições como Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiro Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Ordem Pública e Mobilidade Urbana. Na lista também estão 95º Grupo Escoteiro,115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, além dos projetos Nova Vida, Embaixadores do Rei, Associação da Pessoa com Deficiência (Apae) e projeto Desperta Débora.

O convite aos pais e responsáveis pelos alunos para participar do desfile tem o objetivo de evidenciar a importância da parceria da família com a escola na formação da cidadania.

Bandas escolares vão participar como as das escolas municipais: Generino Teotônio de Luna; Elza Ibrahim; Leonel de Moura Brizola; Jacyra Tavares Duval; Polivalente Anísio Teixeira; Oscar Cordeiro; Paulo Freire; Carolina Curvelo Benjamin; Professora Maria Isabel Damasceno Simão; Claudio Moacyr de Azevedo e Veteranos de Macaé, além de convidados.

Educação Inclusiva e Biblioteca sobre Rodas garantem participação

A programação contará com nove pelotões, que serão divididos por setores administrativos e será aberta com homenagem aos professores que marcaram a história da educação de Macaé. Desfilarão alguns educadores que ganharam a medalha Darcy Ribeiro. O primeiro pelotão será o "Arco íris", que vai destacar a diversidade e a valorização da vida. Será apresentado o tema "Ser diferente é normal", com representantes da Educação Inclusiva, HistoriArte - formado pelo grupo de contadores de histórias -, ônibus Biblioteca sobre Rodas e Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes).

O segundo pelotão será com 18 escolas representantes do setor vinho, que focarão no tema "A espiritualidade abraça a diversidade e promove união". O setor azul estará no terceiro pelotão, com nove unidades valorizando a temática "Harmonia".

Quinze escolas do setor verde vão enfatizar "A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir o sonho em realidade". As programações do Dia da Família na Escola serão relembradas no pelotão amarelo, com 12 escolas apresentando a alegria simbolizada pela cor.

Já a união dos setores administrativos de cores laranja, bege e cinza será enfatizada no sexto pelotão com a integração de 11 escolas. O tema será "A família é fonte de prosperidade dos povos", com apresentação dos projetos escolares sobre valores.

A programação contará ainda com representantes de 13 unidades do setor vermelho. O foco deste pelotão será "Família, base, aconchego e porto seguro". Além disso, os integrantes de 23 escolas que compõem o oitavo pelotão vão pontuar atividades que envolvem a família.

Finalizando o desfile, representantes da Secretaria de Educação vão se integrar às escolas do setor branco (serra). A apresentação vai evidenciar a importância de todas as ações que envolvem a paz.

Prefeitura disponibiliza infraestrutura para desfile

O evento terá banheiros químicos, equipe médica e ambulâncias e contará com atuação das secretarias municipais de Saúde; Mobilidade Urbana; Ordem Pública e adjuntas de Defesa Civil e Serviços Públicos. Para a ocasião, a Avenida Agenor Caldas será interditada nos dois sentidos, além das ruas transversais. A Saúde vai destinar equipe médica e ambulâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário