domingo, 9 de julho de 2017

Dever de casa para cumprir com a família em escola de Anchieta

por Dirceu Cetto | Fotos: Renan Alves
04/07/2017 08:30
Alunos têm tarefas nas disciplinas de português e matemática para cumprir em família. Medida não é avaliativa, mas é cumprida prontamente pelos estudantes e seus familiares.

Projeto em Família - Terezinha Godoy
Projeto em Família - Terezinha Godoy
Projeto em Família - Terezinha Godoy
Projeto em Família - Terezinha Godoy
Aproximar a família da escola. Esse é um dos objetivos dos educadores da Escola Municipal Irmã Terezinha Godoy, em Anchieta. Com esse propósito, a unidade desenvolve diversos projetos envolvendo os familiares dos alunos no desenvolvendo de habilidades de leitura, interpretação, produção textual e raciocínio lógico matemático.

Desde o 1º trimestre deste ano vem desenvolvendo nas disciplinas de matemática e português os projetos ‘Brincando com a matemática em família’ e ‘Viajando na leitura em família’. As duas iniciativas têm foco em habilidades linguísticas e a dinâmica gira em torno do realizar as tarefas em família. Tudo é acompanhado pelos professores.

As atividades são direcionadas pelos docentes aos estudantes, que recebem uma maleta com as tarefas. Conforme as professoras idealizadas dos projetos, Ana Cristina Ferreira Nunes (português) e Nazaré Albert Rangel (matemática), toda semana um aluno é sorteado e tem a oportunidade de ler um livro ou jogar um jogo em família.

“Dentro da maleta também vai uma ficha para a família preencher junto ao filho, dando a oportunidade de todos participarem e assim a família acompanhar e interagir com as atividades escolares”, explica a pedagoga da escola, Cynthia Rovetta.

Conforme a diretora da unidade, Virgínia Correia Garcia, foi uma das formas que a escola encontrou para aproximar ainda mais os alunos de suas famílias, de ensinar ludicamente, estimular a leitura e raciocínio lógico em família de uma forma prazerosa e contextual. “Mesmo não sendo um instrumento avaliativo, todos os alunos que levam para casa as maletas fazem com muito prazer. A escola está muito feliz com o retorno e vem sentindo melhoria na leitura e autoestima dos estudantes”, disse.

Segundo Nazaré, o aprendizado do aluno envolvendo a família é enriquecido. “Vemos que além da família se divertir, o alunos se interessa mais pelos assuntos abordados e a consequência é um aprendizado eficiente”, comemora.

A aluna Maria Luiza Felix da Silva, de nove anos, que estuda no quarto ano do ensino fundamental já foi selecionada com os dois projetos e gostou muito da iniciativa em família. “Foi muito divertido! Brinquei com a minha família e aprendemos muitas coisas juntos”, disse.

O jovem Gabriel Souza Loureiro, de nove anos, também aprovou a tarefa em família. “Lemos os textos e respondemos as questões juntos. Foi muito legal e quero fazer de novo”, conta.

A ideia vem dando tão certo e sendo aceita pelos alunos que outras disciplinas estão iniciando atividades similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário