segunda-feira, 3 de julho de 2017

Encerramento da quadra junina reúne milhares em Belém e Outeiro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/07/2017 08:33

  • / ARRAIAL / 03/07/2017 08:33

    Todos os grupos que se apresentaram no Arraial de Outeiro foram escolhidos na própria comunidade


Foram três dias de programações embaladas pela trilha sonora típica do mês de junho que contagiaram as quase 15 mil pessoas que passaram pelo estacionamento da Praça da Água Boa, na ilha de Outeiro, nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, durante a programação cultural junina 2017, da Prefeitura de Belém.
O encerramento, neste domingo, 02, reuniu um grande público que nem mesmo a chuva forte que caiu no local conseguiu afastar. “Nosso clima é esse mesmo, uma hora o céu tá limpo, e minutos depois ele desaba de tanta água. O que não pode faltar mesmo é a sombrinha – fiel escudeira faça chuva ou faça sol. O que gente não pode é deixar de prestigiar esse evento, que tá tão lindo, não é mesmo?”, afirmou a comerciante Fátima Costa, 55 anos, moradora do bairro São João do Outeiro.
Quem também aproveitou o tempinho que teve ao lado do filho, foi o autônomo Luciano Quintos, 23 anos. “Vim visitar minha mãe que mora aqui em Outeiro, e como já sabia da programação, saímos um pouco mais cedo da casa dela, pra assistir todos os grupos.”
A programação da última noite teve apresentações do Boi Bumbá Ametista; Grupo de cordão de Pássaro Colibri; o grupo de quadrilha Furacão Junino e o grupo Jurupari e Tucuxi. De acordo com a agente distrital da ilha, Carol Rezende, todas os grupo que se apresentaram durante os três dias foram selecionados dentro do próprio distrito. “Essa foi uma maneira de valorizar ainda mais a cultura da população local, e com isso, fomentar não somente a música, mas a economia e o artesanato, pois neste espaço reunimos tudo isso”, enfatizou.
“Esta inovação da gestão do Prefeito Zenaldo Coutinho visa, sobretudo, a valorização da arte e do fomento à cultura local. Para que tudo saísse da maneira que todos aqui se sentissem parte efetivamente da programação, com sugestões e tomada de decisão, criamos um grupo de trabalho que envolve a agência distrital e representantes da comunidade, para uma gestão compartilhada”, explicou Carol Rezende.
Tuna Luso – Outro local que recebeu um grande público no enecerramento da programação junina foi a sede da Tuna Luso, escolhida para sediar durante dez dias a programação da quadra junina, organizada pela Fundação Cultural do Município (Fumbel).Além das apresentações das quadrilhas Infantojuvenil e Juvenil Adulta e dos grupos de Boi-Bumbá e Parafolclóricos, a mudança do local do arraial que garantiu melhor acessibilidade, segurança e estrutura agradou em cheio o público. “Em virtude das chuvas que normalmente ocorrem nesse período o público acaba se dispersando. Já na Tuna, além de comportar um grande número de pessoas num espaço coberto, o entorno possui ainda paradas de ônibus e espaço para estacionamento de carros”, explicou a diretora do departamento de ação cultural, Ruth Botelho.
O ginásio foi palco das apresentações das mais de 40 quadrilhas inscritas no concurso, já na área externa foi montado um palco para apresentações dos grupos folclóricos e bandas musicais. Além disso, a área comportou as barracas de vendas de comidas típicas que deram o tom de um verdadeiro arraial junino. “Aqui na Tuna a gente conseguiu montar uma programação para agradar a todos os públicos, do mais novo ao mais velho. Se a pessoa optasse em assistir às quadrilhas no ginásio, tivemos barraqueiros com um serviço no estilo delivery, levando algumas opções dos cardápios até as arquibancadas. E também, quem ficou na área externa, além de assistir aos shows, podia desfrutar das guloseimas que os comerciantes trouxeram para cá”, destacou Ivair Oliveira, coordenador de logística do evento.
“Quando mudamos de local, nosso maior desafio era ver se o público participaria, e eles abraçaram a causa, se fizeram presente nestes dez dias, lotaram as arquibancadas e não tiveram nenhum tipo de incidente. Isso pra nós é muito gratificante, porque trouxemos para as famílias toda essa tradição do período junino, e aqui, muito bem representada pelos grupos de quadrilha e parafolclóricos”, avaliou o coordenador.
O evento contou com a participação das secretarias municipais de Saneamento (Sesan) na limpeza e organização do espaço; Economia (Secon) no controle dos permissionários para venda de comidas dentro do clube; a Vigilância Sanitária realizou a vistoria dos alimentos, e a Defesa Civil disponibilizou socorristas para dar apoio durante toda a programação.
Um dos principais fatores positivos destacados pela população foi a segurança no espaço, onde contou com um grupamento médio de Guardas Municipais, a cada dia, de 30 guardas que mantiveram a segurança na área interna e no entorno do clube, e terminou o evento sem registro de ocorrências.
Com o saldo positivo, o maior São João da Amazônia encerrou os festejos de 2017 com apresentações culturais no palco, e famílias inteiras prestigiando. 
“Estamos adorando isso aqui, superou qualquer expectativa que tivemos, e olha que a gente acompanha todos os anos a quadra junina de Belém, mas ainda não tinha tido a sensação de segurança, como tô tendo hoje. Tá um ambiente volta pras famílias”, relatou a dona de casa Liliane Marques, 35 anos. Na companhia do marido Sérgio Reis e do filho Kauã Felipe, seguiu a noite curtindo os shows.
A cozinheira Laura Carpi, 54 anos, do bairro do Tenoné aproveitou o finalzinho dia para curtir junto com os amigos, a programação. “A gente tem uma vida tão corrida, que mesmo sobrando só algumas horinhas do final de semana, eu não poderia deixar de vim pra cá. Tô gostando de tudo, por mim, a prefeitura podia fazer aqui todos os anos, porque até meu ônibus passa ‘na porta’ do clube”, afirmou.

Texto: Karla Pereira
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário