domingo, 9 de julho de 2017

Feliz aniversário para Boa Vista!

    Aniversário da capital de Roraima será marcado pela 17ª Corrida Internacional 9 de Julho. A capital mais ao norte do Brasil, na margem do Rio Branco, é porta de entrada para quem visita o Monte Roraima
    • Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 10h26
    • Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2017, 18h24
    Por Geraldo Gurgel

    Crédito: Embratur

    A tradicional corrida de rua de aniversário de Boa Vista, no domingo (9), marca a comemoração de 127 anos da capital. A competição deve reunir 6 mil participantes entre atletas profissionais e amadores, além da população e visitantes que fazem a festa nas ruas da cidade. Boa Vista tem 326 mil habitantes e concentra dois terços da população de Roraima (63%), estado com maior população indígena do Brasil. A cultura local é predominantemente indígena com influência nordestina na música, dança, artesanato e alimentação.
    Boa Vista é a capital mais distante de Brasília (4.275 km) e a única localizada totalmente acima da linha do equador. A partir de Manaus são 785 km pela BR-174 que vai até a fronteiro com a Venezuela. Reúne atrativos históricos, culturais, de ecoturismo e aventura com muitas atividades ao ar livre e esportes radicais. Até setembro o nível do rio Branco sobe e transforma a paisagem ribeirinha com destaque para os igarapés Azul e Água Boa. Já no período da seca, entre outubro e fevereiro, as águas baixam, formando praias fluviais, bastante frequentadas pelos turistas e locais.
    A Orla Taumanan é uma plataforma sobre a margem direita do rio Branco com quiosques, restaurantes e música ao vivo. O turista encontra espaço para caminhada e descanso com vista para a Ilha de São Sebastião, a Ponte dos Macuxis e o pôr do sol. No local há barcos que fazem passeios e a travessia do rio até a Serra Grande, no município de Cantá. Já o Parque Anauá tem lago, fontes e um horto. O local conta com espaço coberto para shows, anfiteatro e o Museu Integrado de Roraima, além de pistas de bicicross, kart e aeromodelismo, parques infantil e aquático, restaurantes e lanchonetes.
    O traçado urbano radial é um dos destaques das ruas, convergindo em forma de leque para a Praça do Centro Cívico, onde ficam os três poderes roraimenses e alguns dos principais atrativos turísticos da cidade como o Monumento ao Garimpeiro, o Palácio da Cultura Nenê Macaggi e a Catedral Cristo Redentor (1972). A arquitetura moderna da igreja lembra alguns símbolos amazônicos como um barco e uma maloca indígena.
    Outra igreja de destaque é a Matriz Nossa Senhora do Carmo, a primeira igreja do estado. Já na Praça das Águas tem fontes coloridas e movimentos sincronizados com a música. No Centro de Artesanato, anexo à praça, além da arte indígena, o visitante encontra palco para shows e restaurantes de comidas típicas.

    Créditos: Embratur

    ECOTURISMO - Boa Vista é a porta de entrada para a savana amazônica, serras, florestas, rios, cachoeiras, pinturas rupestres e o Parque Nacional do Monte Roraima na fronteira com a Venezuela e Guiana. O Monte Caburaí (1.465m), no extremo Norte do Brasil, é um dos atrativos do Parque Nacional do Monte Roraima, em Uiramutã, na fronteira com a Guiana.
    Em Amajari, a Serra do Tepequém é um dos destinos de ecoturismo mais visitados do estado. O santuário ecológico fica em uma antiga área de garimpo. O clima ameno, cachoeiras, fauna e flora exuberantes completam o cenário. A 160 km de Boa Vista, a Ilha de Maracá é uma estação ecológica de proteção da biodiversidade da Amazônia com florestas, savanas e pântanos. Já a Pedra Pintada é um sítio arqueológico de 40 metros de altura com inscrições rupestres. O atrativo natural fica 140 km ao norte de Boa Vista, em direção à fronteira com a Venezuela.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário