sábado, 22 de julho de 2017

Prefeito assina ordem de serviço para reforma da Policlínica
Obra terá investimento de R$ 1,43 milhão e prazo máximo de nove meses.

Na manhã desta segunda-feira, dia 17, o prefeito Napoleão Bernardes assinou a ordem de serviço para reforço estrutural e reforma geral da Policlínica Lindolf Bell. A cerimônia contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Emerson Antunes, da secretária Municipal de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar e do deputado federal João Paulo Kleinubing.
O contrato estabelece a conclusão dos serviços num prazo máximo de nove meses, ou seja, até meados de abril de 2018. O investimento na execução das benfeitorias será de R$ 1,43 milhão, provenientes do Governo do Estado.
O prefeito Napoleão Bernardes ressaltou a parceria firmada entre o município de Blumenau e o Governo do Estado para garantir e viabilizar a aplicação de recursos na execução dos serviços. “Investimento da mais alta relevância no sentido de oferecer toda a segurança estrutural para a comunidade e os profissionais que aqui trabalham. Não há dúvida de que essa melhoria das condições de trabalho vai gerar cada vez mais um melhor atendimento à população, como ela merece. Peço a compreensão momentânea de todos, porque uma obra sempre traz transtornos, mas o resultado final disso é algo maior e vai fazer a diferença na vida de todos”.
A secretária municipal Maria Regina contou que um estudo encomendado pela Prefeitura de Blumenau apontou problemas na estrutura da Policlínica. “As lajes não estavam preparadas para suportar o peso colocado sobre elas. Isso nos trouxe uma preocupação enorme em relação à segurança dos nossos servidores e também da população. Inevitavelmente, a obra trará alguns transtornos, mas estamos trabalhando há muitos meses para viabilizar essas intervenções sem precisar fechar os serviços”.
Na ocasião, o secretário estadual Vicente Caropreso destacou a importância da obra e da unidade para toda a população. “A Policlínica é um equipamento extremamente útil não apenas para Blumenau, mas também para todo um contexto regional e estadual de resolutividade para o SUS. Parabéns por essa grande obra”.
Funcionamento da Policlínica
Com o objetivo de manter a unidade em funcionamento e garantir as condições adequadas de assistência aos usuários e de trabalho aos profissionais, a Prefeitura e a empresa contratada elaboraram um planejamento para que o andamento da obra aconteça por etapas, visto que o prédio possui um total de cinco pavimentos.
Durante a primeira fase, os serviços contemplarão o térreo e o primeiro andar. Para tanto, haverá necessidade de modificação do fluxo de pessoas e transferência de alguns serviços para outros andares e também para o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, localizado em frente à Policlínica.
Inicialmente, o acesso de pacientes e funcionários ocorrerá pelo lado do estacionamento. O fluxo de entrada e saída de pessoas será alterado conforme o andamento das obras.
Nesses primeiros dias, em virtude das adequações, a coordenação da Policlínica pede para que apenas usuários com atendimento agendado se dirijam à unidade, com antecedência máxima de 30 minutos. Aos que necessitarem de auxílio, devem levar apenas um acompanhante.
Transferência de serviços para o Centro de Saúde
Entre as estruturas que necessitavam de realocação, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) definiu que os setores de audiometria, prontuário, marcação de consultas e exames de alto custo serão remanejados para o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, onde ficarão até o final das obras.
Os serviços que continuarão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no prédio do Centro de Saúde estão relacionados abaixo:
- Audiometria: Transferência ocorreu na quinta-feira, dia 13. Atendimentos agendados serão realizados normalmente.
- Setor de Prontuário: Remanejamento foi realizado na sexta-feira, dia 14, com retomada das atividades no novo local nesta terça-feira, dia 18.
- Marcação de Consultas e Exames de Alto Custo: Mudança ocorreu na sexta-feira, dia 14. A retomada das atividades no novo local está prevista para esta terça-feira, dia 18.
Mudança de setores para outros andares
Os serviços de eletrocardiograma, curativos e expurgo e esterilização foram transferidos internamente para outros andares. Em caso de necessidade, os usuários podem solicitar orientação aos profissionais da unidade sobre os novos locais de atendimento.
- Eletrocardiograma: O serviço foi transferido para o segundo andar. Os agendamentos estão mantidos.
- Expurgo e Esterilização: Mudou provisoriamente para o quarto andar.
- Curativos: As quatro salas foram distribuídas pelos segundo, terceiro e quarto andares da unidade.
Farmácia
Na sexta-feira, dia 14, as atividades da farmácia situada no local foram suspensas. Durante o período das obras, a entrega de medicamentos controlados será realizada nas farmácias dos Ambulatórios Gerais, exceto o da Escola Agrícola. Os medicamentos básicos estão disponíveis tanto nos Ambulatórios Gerais, como nas unidades básicas de saúde (ESF) de referência dos pacientes.
Pediatria
Com exceção ao atendimento em cardiologia pediátrica, que continuará ocorrendo na Policlínica, as consultas de pediatria serão transferidas para outros locais a partir desta quarta-feira, dia 19. Os atendimentos em gastroenterologia pediátrica irão para o Centro de Saúde Rosânia Pereira Machado, enquanto as outras, como dermatologia, endocrinologia, neurologia e pneumologia, serão realizadas no Ambulatório Geral do Centro, situado na Rua República Argentina, 2.077. Os agendamentos feitos anteriormente estão mantidos, mas ocorrerão nos novos locais.

Assessor de comunicação: Felipe Elias


postada em 17/07/2017 12:26 - 256 visualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário