quarta-feira, 19 de julho de 2017


Rio das Ostras promove capacitação de professores

Por Ana Cristina Hermano 
Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto: Ákilla Ribeiro
Seminário de Experiências Pedagógicas é dedicado à qualificação dos professores da Rede Municipal
Foto: Ákilla Ribeiro
Professores dos Anos Finais participam de palestras que incentivam o desenvolvimento de habilidades e competências
Foto: Allexandre Costa
Professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil participam do Seminário de Experiências Pedagógicas
Foto: Allexandre Costa
Secretária de Educação, Mª Lina Paixão, subsecretária Célia Sarzedas, vice-prefeito Zezinho Salvador e coordenadora da Casa da Educação, Edilane Carvalho
Durante o recesso escolar, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras não para de trabalhar e está realizando o 1º Seminário de Experiências Pedagógicas. O evento, que acontece entre os dias 17 e 28 de julho, oferece palestras e oficinas gratuitas para professores de Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. 

“Acreditamos que a formação continuada dos professores beneficia não apenas o profissional, mas também os alunos, contribuindo para incrementar o aprendizado. Durante esses dias será possível trocar experiências e assim colaborar para a qualidade do ensino”, afirmou a secretária de Educação, Maria Lina Paixão. 

Na abertura do evento, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, que contou com apresentação de alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, esteve presente o vice-prefeito Zezinho Salvador. A professora Edilane Carvalho, que está à frente da Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação, agradeceu à equipe responsável pela realização das palestras e oficinas voltadas para quem leciona nos Anos Iniciais e na Educação Infantil. 

ANOS FINAIS - Serão 21 palestras para os professores que atuam nos Anos Finais, realizadas na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel até a sexta-feira, 21. Com o tema “O Papel do Professor: historicidade e contemporaneidade”, a primeira palestra aconteceu nesta segunda-feira, 17, às 8 horas. 

Os educadores desse segmento contam ainda com as oficinas do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) que, entre os dias 24 e 28 de julho, abordam a Construção de Aulas na Plataforma e o Trabalho de Conclusão de Curso. 

As palestras são realizadas no horário da manhã e também à tarde, a partir das 13h, tratando de assuntos como Vivências em Educação Ambiental no Ecossistema de Rio das Ostras; Letramento em História; Corporeidade e Motricidade Multidisciplinar; Matemática & Origami; Psicologia e Educação; Ética Digital, Base Nacional Comum e A Importância da Inteligência Emocional na Cena Escolar. 

CASA DA EDUCAÇÃO - Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), professores dos Anos Iniciais e Educação Infantil participam das atividades na Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação. Entre as palestras, que acontecem das 8h às 12h, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, estão Formação de Leitores; Dificuldade do Processo de Leitura e Escrita; Afetividade e Interação: Construindo o Processo de Ensino-Aprendizagem; Estatuto da Criança e Adolescente e Bullying. 

Para os Auxiliares de Educação Infantil serão quatro oficinas por dia, desta segunda-feira, 17, até a próxima, 24, com temas como Educação pelo Movimento – uma abordagem psicomotora; Arteterapia; Primeiros Socorros; Criar, Seduzir e Aprender com o Lúdico; Ludicidade e Aprendizagem; O Coletivo Musical através da Cultura Popular. 

Já os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais contam com 11 oficinas ao dia que acontecem simultaneamente, das 13h às 17h. Entre os temas programados constam Consciência Fonológica; Jogos Matemáticos; O Professor da Era Digital; A Cultura Popular na Sala de Aula; Níveis de Escrita; Correção de Fluxo e Reforço Escolar; Planejamento e Ação: a organização do trabalho pedagógico. 

SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Para os professores que atuam na Educação Inclusiva será realizado um simpósio, entre os dias 24 e 28 de julho, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel. 

Com temas variados, o evento vai ajudar na qualificação dos que atuam juntos aos alunos com diferentes deficiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário