eira, 27 de março de 2014
Posted by XICO DE PAULA
Legislativo De Macaé Ganha Sessão Solene Pelos 200 Anos De Criação
A Câmara Municipal de Macaé completou 200 anos de existência. Na noite de hoje,(27) os vereadores realizam uma Sessão Solene em homenagem a data. Faz parte do evento a realização de uma palestra proferida pela professora Conceição Franco, que vai discorrer sobre a história das Câmaras no Brasil e a instalação do Poder Legislativo em Macaé. O evento acontece às 19 horas, nos salões na antiga sede do parlamento da cidade, localizada na Avenida Rui Barbosa.
A criação desse importante órgão, aconteceu em 22 de janeiro de 1814, quando no mesmo dia, ergueu-se o Pelourinho de madeira, símbolo de autonomia da Vila e tomaram posse os vereadores Manoel Gomes Braga, Demétrio Maria Fragozo e Manoel Abreu Lima. Ná época, não existia ainda a presença de prefeito.
O parlamento de Macaé é um dos mais antigos que surgiu na velha província fluminense. Ao longo dos anos, seus pares promoveram com ética e alto espírito público, importantes pleitos que defenderam e beneficiaram a comunidade do município.
Um dos pleitos que marcaram época no bicentenário do Legislativo de Macaé e que ainda hoje é motivo de elogiosos comentários, foi a criação da Leis dos Royalties aprovada na legislatura de 1983.
A Câmara de Municipal de Macaé, além das apreciações e aprovações de importante Leis aos longo dos anos, possui também um importante acervo histórico. O Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Macaé, recentemente totalmente restaurado, tem na sua guarda documentos de grande importância. A aquisição do Parque Atalaia, faz parte dentre outros documentos, o que sem dúvida é uma importante peça para pesquisadores na área ecológica.
O arquivo possui aproximadamente, 30 mil documentos, entre leis, projetos de leis, indicações, fotos e livros. No arquivo contém a história de quatro municípios: Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã eCarapebus, antigos distritos de Macaé.
Hoje a noite, além de uma palestra que colocará os convidados a par da formação da cidade. A mesa do diretora do LM, fará a distribuição de bem elaborados folhetos alusivos a trajetória da Casa legislativa de Macaé. Esse material será distribuídos futuramente nas escolas do município.
TEXTO XICO DE PAULA -GAZETA DO LITORAL-MACAÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário