Escolas do Grupo 1 agitam foliões na Cidade do Samba
03/03/2014 11h35 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto: Flávio Sardou
O prefeito, Dr. Aluízio, prestigiou os desfiles na Cidade do Samba
Passaram pela avenida seis escolas, entre elas, Castelo Imperial, Unidos do Barreto, Arco Íris, Unidos da Vila, União do Miramar e Foliões das Malvinas. As apresentações aconteceram, em média, num tempo de 50 minutos. Os jurados analisaram quesitos como samba enredo, alegoria, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, bateria, entre outros. A apuração será nesta terça-feira (04), a partir das 12h, no mesmo espaço dos desfiles. Antes das apresentações oficiais o Grupo Recreativo Escola de Samba Unidos dos Estudantes foi convidado para mostrar seu trabalho.
O prefeito, Dr. Aluizio, e a primeira dama, Vera Ladeira dos Santos, acompanharam e prestigiaram todas as escolas. Ela ainda presenteou cada porta-bandeira com um vaso de orquídea. O prefeito definiu este Carnaval como o "Carnaval da família".
- Buscamos oferecer a população um ambiente organizado de entretenimento e lazer, e os resultados obtidos são de tranquilidade, sem nenhuma ocorrência mais grave. A expectativa é que todos se divertam até o final do Carnaval - disse.
- Está tudo muito bonito. As letras das músicas, os carros, as fantasias... -, falou a cabeleireira Ruthe dos Santos, completando que recomenda a festa a outras famílias.
Na opinião da estudante Clarisse Vieira, as escolas mostraram que estão preparadas para ocupar um lugar no Grupo Especial. "O colorido e o brilho das fantasias foram marcas registradas da maioria das escolas".
Com o enredo "Na Estação do Clima", a Castelo Imperial enfocou as mudanças que as quatro estações do ano proporcionam ao longo dos anos. O tema é relacionado também ao meio ambiente, reforçando a importância do cuidado com a natureza para garantir um ambiente sustentável para as futuras gerações.
A segunda escola a passar foi a Unidos do Barreto, que teve seu enredo inspirado no Parque Nacionalde Jurubatiba.
Com o enredo "Entre a lagoa e o mar, do Lagomar, nasce um Arco Íris", o Grupo Recreativo Escola de Samba Arco Íris fez uma homenagem aos moradores do bairro e suas diversidades culturais.
A Unidos da Vila, a quarta agremiação a entrar na avenida, levou o enredo "Quem é bem visto, vai ser sempre lembrado", que fala da poetisa e atriz Maria José de Macedo, mais conhecida como Zezé Macedo, que nasceu em Silva Jardim. Um dos seus trabalhos mais conhecidos pela nova geração foi na Escolinha do Professor Raimundo, como a "Dona Bela".
O som da bateria anunciou a chegada da União do Miramar. O enredo "Do divino canto popular em verde e branco os bambas do meu samba venho exaltar" faz uma homenagem aos sambistas, partideiros, pagodeiros e todos os amantes do ritmo.
Encerrando a noite de desfiles das escolas do Grupo 1, a Foliões das Malvinas falou da cultura popular e os costumes transmitidos de geração em geração, cantando as raízes tradicionais do folclore brasileiro, através do enredo "O que é da gente, o que é do povo".
O presidente da Liecam, Dario Albino, ressalta que a expectativa é a melhor possível para este Carnaval. "Macaé sempre tem apresentado um bom Carnaval, mostrado para o público macaense e turistas um desfile com muita beleza e organização".
Nesta segunda-feira (03) é a vez do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Macaé, que encerram a programação de desfiles da Cidade do Samba. As apresentações começam a partir das 21h50. Cada escola terá o tempo de 1h10 para percorrer a passarela do samba.
A primeira escola que irá mostrar seu talento na avenida e o resultado de meses de trabalho é a Pulo do Gato, seguida pela Princesinha do Atlântico, Acadêmicos do Lagomar, Unido dos Bairros, Acadêmicos da Aroeira. Finalizando os desfiles do Carnaval 2014, quem passará é a Império da Barra.
FOTOS RELACIONADAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário