Ministério prevê recorde de turistas no estado do Rio: 1,2 milhão de pessoas
Você achou o carnaval passado, no Rio, muito cheio? Então se prepare, pois o bloco, este ano, está ainda maior. O Ministério do Turismo prevê recorde de turistas no estado. Serão 1,2 milhão. De acordo com a prefeitura, só a cidade do Rio deve receber pelo menos 918 mil. Estimativa que pode ser modesta se comparada ao um milhão de foliões “importados” do ano passado, quando a expectativa era de 900 mil pessoas.
Do total de visitantes, 30% são estrangeiros. O restante vem de outros estados do país. A professora de dança Dill Costa é brasileira, mas deixou Chicago, nos Estados Unidos, ao lado de nove alunas para aproveitar (e aprender) o gingado carioca.
— Vamos para a Avenida e para os blocos. Elas se interessam por danças brasileiras e vão estudar as coreografias dos mestres-salas e porta-bandeiras. Depois, é cair no bloco mesmo, até a Quarta-feira de Cinzas — diz Dill, soltando sonora gargalhada.
Mas nos blocos, com os cariocas e seus 70% de turistas brasileiros, o português é a língua que manda, com todos os seus sotaques, claro.
— O carnaval em Belém (Pará) foi antecipado em uma semana. Foi uma forma de fortalecer a festa local. Curtimos lá e, agora, estamos aqui no Rio, nessa festa maravilhosa. Um beijo aos cariocas — manda a assistente social Raimunda Mafra, de 44 anos.
Abrigar tanta gente não é problema para o Rio. Com 4.500 novos quartos inaugurados desde o carnaval que passou, a taxa de ocupação dos hotéis caiu de 87,81% para 74,84%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
No estado do Rio, além da capital, Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty são os destinos que mais atraem os foliões de outros estados e países. Juntos, eles deixarão no estado R$ 1,1 bilhão no período de carnaval. No país inteiro, a festa injetará R$ 6,1 bilhões na economia.
A indústria cervejeira também tem números expressivos. Em fevereiro foram produzidos 1,16 bilhão de litros de cerveja, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal. Para a associação CervBrasil, que reúne empresas do setor, uma alta de 1,6% comparado a fevereiro de 2013.
Me dá um dinheiro aí
Mas a folia não é só festa. Muito trabalho é preciso para manter os foliões pulando que nem pipoca. Para a festa de 2013, por exemplo, 250 mil pessoas foram contratadas temporariamente para a festa. Este ano, com mais turistas, o número deve ser ainda maior. São marceneiros, costureiras, vendedores, recepcionistas, atendentes e outros profissionais, como aponta levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizados e Trabalho Temporário.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/carnaval/ministerio-preve-recorde-de-turistas-no-estado-do-rio-12-milhao-de-pessoas-11757647.html#ixzz2ujvrdVnS
Nenhum comentário:
Postar um comentário