sábado, 1 de março de 2014

Profissionalizando o carnaval

Publicado em 01/03/2014


SECOM - PMCG/DIVULGAÇÃO
Clique na foto para ampliá-la
Desde o ano de 2012 os desfiles das escolas e blocos de samba de Campos acontecem no Centro de EventosPopulares
RODOLFO LINS/SECOM-PMCG
Clique na foto para ampliá-la
Patrícia: cursos ministrados por grandes profissionais do país
Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Subvenção às escolas será repassada diretamente aos dirigentes das agremiações

Da Redação

O carnaval de Campos vem se profissionalizando cada vez mais nos últimos cinco anos. Neste período já foram mais de R$ 7 milhões destinados às escolas e blocos de samba, que, a cada ano, vêm trazendo o público de volta às arquibancadas para conferir os desfiles. 

Além da subvenção, o município vem investindo em qualificação e, desde 2012, oferece uma megaestrutura para os desfiles, com a construção do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O local conta com total estrutura que garante conforto e segurança aos foliões. O Carnaval de Campos tem uma tradição de 180 anos. Há registros no jornal Monitor Campista, de fevereiro de 1834, da realização de Carnaval no município. 

Em Campos, desde 2009, a prefeitura vem realizando o Campos Folia, o carnaval fora de época do município, possibilitando que o público compareça às arquibancadas para um grande espetáculo de cores e ritmos em espaço fixo e apropriado para Carnaval. Escolas de Samba do Rio de janeiro têm participado da abertura dos eventos com convidados especiais. Outra mudança ocorreu com o desfile dos Bois Pintadinhos. Hoje, eles desfilam em agosto, na Semana do Folclore.

O Cepop conta com uma megaestrutura dotada de acessibilidade, com estacionamento para 520 veículos, banheiros, arquibancadas para 15 mil pessoas sentadas e ainda camarotes. Para os shows, a capacidade é de 40 mil pessoas. Conta, ainda, com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), subestação de energia elétrica e um castelo d'água, além de posto médico.

O carnaval de Campos faz parte da história da cidade e ações da prefeitura, sejam através de projetos de qualificação aos profissionais que desenvolvem o carnaval na cidade, ou da vinda de grandes nomes da festa no país, oferecem ainda mais profissionalismo ao evento. 

Outros aspectos, como a banca de jurados do carnaval, somados ao projeto "Bambas da Planície", que faz homenagem a grandes compositores de samba de Campos, vêm demonstrando a valorização desta cultura tão rica. Durante o Carnaval, grandes nomes campistas vêm sendo homenageados, como José Cândido de Carvalho, no ano passado; Wilson Batista, Jorge da Paz Almeida e Manoel Tancredo, além dos enredos escolhidos por cada agremiação.

Além do incentivo direto à cultura, investimentos no carnaval movimentam a economia local, já que os recursos recebidos pelas agremiações são revertidos para o comércio. Todo este investimento vem sendo revertido em beleza na passarela e profissionalismo. "O carnaval já avançou muito na questão do cumprimento do regulamento, no horário. A partir de agora o processo de evolução não terá volta. Todos estão empenhados para o crescimento desta festa que atrai milhares de pessoas. O poder público tem feito sua parte, profissionalizando os carnavalescos e representantes das agremiações", disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.

Oficinas começam neste mês de março

Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, neste mês de março terão início diversas oficinas da Escola de Carnaval voltadas para a profissionalização dos carnavalescos, com confecção de adereços, fantasias, dentre outros acessórios. As aulas serão ministradas por profissionais de várias partes do Brasil.

Curso - Em 2011, a prefeitura promoveu o curso de formação de jurados, tendo em vista que a contratação de uma comissão julgadora tem custo elevado, com passagens, hospedagens, segurança e alimentação. Por isso, entendeu que seria conveniente custear este curso, porque serão formados jurados entre os carnavalescos de Campos, que conhecem a realidade, a cultura e a história do município. Desde o ano passado cabe às agremiações carnavalescas decidir quais serão os jurados que vão formar a comissão julgadora.

Complementação - O superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, explica que os investimentos na valorização do carnaval fizeram as agremiações elevarem o nível de qualidade dos desfiles, nas alegorias, na evolução, na harmonia e na fantasia.

O Campos Folia já recebeu representantes das agremiações do Rio de Janeiro, como Unidos da Tijuca, Vila Isabel, União da Ilha do Governador e Grande Rio, que aprovaram a estrutura do Cepop e afirmam que o carnaval da cidade tem evoluído. A presença do carnavalesco Milton Cunha, comentarista do carnaval carioca pela TV Globo, no Campos Folia, sendo o mestre de cerimônia e visitando os barracões motiva os profissionais do carnaval.

Entrega de documentos na próxima quinta

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, e o auditor geral da Secretaria de Controle, Orçamento e Auditoria, Marcos Hauaji, estiveram reunidos esta semana com representantes das escolas e blocos que vão participar do Campos Folia 2014. O encontro, que aconteceu no Teatro Municipal Trianon, tratou do repasse da subvenção feita pela municipalidade às agremiações.

Segundo Hauaji, o repasse será feito diretamente para as escolas. Ele alerta que os presidentes das agremiações devem prestar atenção nos prazos. Na próxima quinta-feira (6) os blocos e as escolas de samba devem procurar a Secretaria de Controle para regularizar a documentação necessária para firmar o convênio. No dia 10, a Secretaria de Controle vai emitir o certificado de auditoria para agilizar o processo do repasse. "As escolas que não estiverem aptas, não poderão receber recurso da prefeitura", explica. "A prefeitura está empenhada para realizar um evento de qualidade como nos anos anteriores, mas as agremiações devem se regularizar para receber o recurso e dar celeridade aos trabalhos nos barracões", finalizou Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário