Travessia do catamarã e mirantes são opções para admirar a paisagem.
Capital do RS completa 242 anos de fundação nesta quarta-feira (26).
13 comentários
Longe das principais avenidas e parques, dos jogos da dupla Gre-Nal e da vida noturna em bairros como a Cidade Baixa e o Moinhos de Vento, a Porto Alegre do agito dá lugar a uma Porto Alegre da tranquilidade. Do alto de morros como o Santa Tereza e o São Caetano ou das águas do Guaíba, a bordo do catamarã, a cidade pode ser apreciada em sua plenitude. São locais que propiciam um panorama geral da capital dos gaúchos.
saiba mais
(De sábado (22) até esta quarta-feira (26), o G1dá dicas de praças, lugares, sabores e momentos para se aproveitar Porto Alegre. O aniversário da capital é no dia 26).
No dia em que Porto Alegre completa 242 anos de fundação, O G1 Rio Grande do Sul lista cinco vistas em que a cidade pode ser apreciada pelos moradores e os turistas.
Os internautas também podem participar e enviar por meio do VC no G1 RS fotos que mostrem a capital gaúcha vista de cima.
A cidade vista do Guaíba
A travessia de catamarã foi implantada em 2011, como alternativa mais rápida para realizar o transporte entre Porto Alegre e Guaíba, na Região Metropolitana. Apesar da eficiência na locomoção, não é o conforto de um deslocamento mais ágil que impressiona. Entre os usuários do transporte, a vista da cidade por um ângulo diferente sempre impressiona.
Durante a viagem de aproximadamente 20 minutos, passageiros e tripulação são brindados com a vista dos principais prédios e construções da Zona Sul e do Centro da capital gaúcha, como a Usina do Gasômetro, a Catedral Metropolitana e o Estádio Beira-Rio.
Há dois anos no comando de uma das duas embarcações que fazem o trajeto, o comandante Jean Alves, 29 anos, ressalta a beleza da vista que acompanha sua rotina de trabalho. São, em média, 28 viagens por dia. A travessia é realizada diariamente, e a tarifa é de R$ 7,35 por trecho. O embarque é realizado no Terminal Hidroviário de Passageiros, no armazém B3 do Cais do Porto (Avenida Mauá, 1050).
Serviço
De segunda a sexta-feira: das 7h às 20h, com barcos partindo a cada hora.
Sábados: das 8h às 20h, com barcos partindo a cada hora.
Domingos e feriados: das 9h às 20h.
De segunda a sexta-feira: das 7h às 20h, com barcos partindo a cada hora.
Sábados: das 8h às 20h, com barcos partindo a cada hora.
Domingos e feriados: das 9h às 20h.
Morro da Polícia
A vista do Morro da Polícia, apelido dado ao Morro da Glória pelos porto-alegrenses, é tida por muitos como a melhor da capital gaúcha. Seu topo é notado de longe, graças às antenas de televisão, rádio e telefonia móvel, que povoam o local. É de lá que se pode observar Porto Alegre da Zona Norte até a orla do Guaíba.
O acesso ao ponto de observação se dá pela Avenida Oscar Pereira, a partir do bairro Glória, na Zona Sul da cidade. O trajeto requer, ainda, que o visitante passe por uma estrada de chão, a Avenida Amir Domingues, até chegar ao topo. Em meio à vegetação, em dias de ceu limpo, é possível enxergar até mesmo as cidades da Região Metropolitana, além dos limites do Guaíba.
Mirante do Morro Santa Tereza
Localizado perto das margens do Guaíba, na Zona Sul de Porto Alegre, o Mirante do Morro Santa Tereza oferece um panorama geral do Centro e da Zona Norte da cidade. Do topo, é possível avistar construções como a Usina do Gasômetro e apreciar o tradicional pôr do sol da capital gaúcha no final da tarde.
A vista do local passou por alterações com a confirmação de Porto Alegre como sede da Copa do Mundo. A nova cobertura dá cara nova ao Beira-Rio e à paisagem. Além disso, é possível avistar, mais distante, a Arena do Grêmio.
Os principais acessos ao local se dão pela Rua Silveiro, que cruza a José de Alencar no bairro Menino Deus ou pela Rua Corrêa Lima, no Bairro Azenha. Do Morro Santa Tereza, é possível avistar a orla do Guaíba.
Morro São Caetano
O Morro São Caetano, mais conhecido como "Morro da Apamecor", em referência à associação de pais e mestres de um tradicional colégio de Porto Alegre, é um dos pontos de observação pouco conhecidos da capital gaúcha. Localizado na Zona Sul da cidade, no limite do bairro Teresópolis, o local propicia um panorama geral dos prédios que riscam o céu porto-alegrense.
O acesso ao mirante se dá pela Rua Fernando Osório. Uma estrada sinuosa, que contorna as casas e árvores do local até chegar ao topo. De lá, vem a recompensa: é possível observar as zonas Norte e Leste e o Centro da capital, além de parte da orla do Guaíba e da Zona Sul. Uma vista amplificada pelo silêncio propiciado pela vegetação natural e pela tranquilidade de um bairro residencial.
Observatório de Astronomia da PUCRS
O famoso pôr do sol do Guaíba, cartão postal de Porto Alegre, ganha outros contornos no bairro Partenon, Zona Leste da capital. Do alto do prédio 8 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), surge um ponto para apreciar o ceu da cidade: o Observatório de Astronomia da universidade.
O espaço foi criado nos anos 1970, com um telescópio cedido pelo governo alemão para observações didáticas. Do alto da cúpula, é possível avistar astros como a lua e, em algumas situações, os planetas Vênus e Marte. "O ceu urbano não possibilita análises mais profundas, como em estações situadas em cordilheiras ou regiões desérticas. O observatório procura estimular o contato direto da população com a astronomia", afirma Marcelo Bruckmann, responsável técnico.
O Observatório de Astronomia da PUCRS é aberto ao público e funciona de segunda-feira a sexta-feira das 17h às 23h. O recomendado é entrar em contato com a universidade para conferir as condições do céu, antes de agendar uma visita.
Local: Campus da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681).
Nenhum comentário:
Postar um comentário