domingo, 16 de março de 2014


Verão chega ao fim sem padrão nas praias e cobrança por kits segue

“Estamos planejando uma fiscalização mais efetiva, com mais agentes e postos fixos", disse a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
  
Os buracos em que barraqueiros  guardavam equipamentos na praia de Jardim de Alah, e que foram descobertos, na noite de quinta-feira, por fiscais da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop),  estavam tapados ontem pela manhã. O coordenador de Fiscalização e Ordenamento do Mercado Informal da Semop, Braz Pires, acredita que os próprios barraqueiros taparam os buracos. “Não fomos nós que cobrimos”, disse. 
Terra revirada cobre buracos feitos por barraqueiros no Jardim de Alah (Foto: Betto Jr.)

Nos buracos, de acordo com a Semop, foram encontrados 287 equipamentos, entre cadeiras, isopores, caixas térmicas, sombreiros, botijões e panelas. Apenas um barraqueiro, sem se identificar, quis comentar o assunto. “Vários fiscais passaram por aqui e avisaram que não podia ter nenhum material após as 19h na areia. Mas eles cavaram mesmo assim e em plena luz do dia”, disse. Segundo Braz Pires, parte das cadeiras e sombreiros que estavam no buraco fazia parte dos kits padronizados distribuídos pela prefeitura. 

Entretanto, manter os equipamentos na areia não é a única prática proibida que continua sendo vista nas praias. Além de muitos barraqueiros ainda trabalharem com kits fora do padrão, a cobrança pelo uso do equipamento continua ocorrendo. “A vendedora me pediu R$ 7 por duas cadeiras e um sombreiro”, contou a empresária Else Rebelo, 58, na praia de Piatã. O mesmo também se viu ontem na Barra. O turista sueco Hans Eriksson teve que pagar R$ 4 por cada banco utilizado. 

Entre os barraqueiros, a justificativa da cobrança era a mesma: o frete. “Tenho que pagar para trazer e levar as coisas. Não tenho como arcar com isso se as pessoas sentarem e não consumirem”, disse um deles. Segundo a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf, haverá um aumento da fiscalização nas praias. “Estamos planejando uma fiscalização mais efetiva, com mais agentes e postos fixos. Agora, estamos organizando a casa para depois ampliar e avançar. Mesmo assim, o balanço que fica deste Verão é positivo”, disse Rosemma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário