terça-feira, 18 de julho de 2017

Denúncia contra Temer será votada no plenário da Câmara em 2 de agosto

Denúncia contra Temer será votada no plenário da Câmara em 2 de agosto
Crédito da foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Após a rejeição, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara, do parecer pela abertura de investigação contra o presidente Michel Temer, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para o dia 2 de agosto a sessão que apreciará, no plenário, a denúncia elaborada pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. O rito e o calendário de votação foi definido em reunião entre Maia e líderes partidários. Com isso, a votação final será no retorno do recesso parlamentar.
Por 40 votos a 25, os deputados da base de apoio do governo selaram ontem (13/07) o acordo que vinha sendo costurado para que o presidente ilegítimo seja absolvido da denúncia do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, por crime de corrupção passiva no esquema delatado por Joesley Batista, dono da holding J&S. O relator, Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), havia dado o seu parecer favorável à continuidade das investigações. Em seu discurso na CCJ, ele reiterou que a denúncia da PGR apresenta indícios “seríssimos” contra o presidente e que, por isso, deveria ser investigada para esclarecimento dos fatos à sociedade.
Pelo rito definido na reunião com os líderes, serão 25 minutos para a defesa, 25 minutos para o novo relator do caso, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). Em seguida, tem início a discussão, com dois parlamentares para um lado e dois para o outro. Segundo Rodrigo Maia, a votação terá início somente após atingir o quórum de 342.
A intenção do governo, inicialmente, era votar a denúncia antes do recesso parlamentar, que começa na próxima quarta-feira (18). Mas, conforme avaliação de alguns parlamentares da oposição, com o receio de não dar o quórum de 342 deputados, a base aliada mudou a estratégia política e decidiu deixar para agosto, no retorno dos trabalhos.
O deputado Ivan Valente (SP) aposta na pressão popular em cima dos deputados, nos próximos dias, para que Temer seja derrotado pelo plenário, em 2 de agosto.

Sobre o autor

Foto de perfil de PSOL Nacional
Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário