domingo, 2 de julho de 2017

PESCADO CABO-FRIENSE PODERÁ SER FORNECIDO PARA ÓRGÃOS FEDERAIS

Por em 29/06/2017
O superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, participa nesta quarta-feira (28) do Simpósio Estadual Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos. Na ocasião, o superintende levou amostras de peixes do mar de Cabo Frio para serem apresentadas pelos responsáveis pela agricultura familiar da Marinha, Exército e Aeronáutica. Se aprovado, o município poderá fornecer o pescado para instituições federais. O evento acontece no Centro de Instrução Almirante Graças Aranha, no Centro do Rio de Janeiro.

O simpósio incentiva o aumento do volume comercializado e aproxima os agricultores dos órgãos compradores. É uma forma de incentivar a agricultura familiar, promovendo a sua inclusão econômica e social e geração de renda. Nesse processo de expansão e aprimoramento foi criada a modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra institucional, na qual é possível aos Órgãos Federais, Estados, Distrito Federal e Municípios comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar, por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório.

Seis espécies de peixes foram separadas pela Superintendência de Pesca para o simpósio: duas anchovas; dois douradinhos, posta e filé; dois xereletes, dois batatas; dois pargos e dois maria-mole. Para Alexandre Marques essa é a oportunidade de expandir o pescado do município e valorizar o trabalho dos profissionais da pesca.

 “Os pescadores e Cabo Frio vão ganhar muito com essa expansão do comércio do pescado. Nossos peixes foram muito bem apreciados pelos responsáveis pela agricultura familiar das forças armadas brasileiras”, comemorou o superintendente.

O evento conta com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Ministério da Defesa (MD), do Ministério da Educação (MEC), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (DFDA/RJ).  Agricultores do estado também apresentaram seus produtos durante o simpósio.

Sobre o Simpósio

Os Simpósios Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos são eventos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com o apoio de vários parceiros.

Os encontros têm por objetivo estreitar a parceria entre o MDS, Ministério da Defesa, Forças Armadas e órgãos da União, Estados e municípios no apoio às aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além disso, técnicos e servidores das áreas de compras sãoorientados nos eventos sobre a preparação das chamadas públicas no atendimento das demandas de alimentos dos órgãos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário