terça-feira, 18 de julho de 2017

Travessia Murubira/Farol registra recorde de participantes

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 16/07/2017 16:15

  • / MOSQUEIRO / 16/07/2017 16:15

    A travessia Murubira/Farol é um dos destaques dos Jogos de Verão promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).


Atletas da natação participaram da XXII Travessia Murubira/Farol no distrito de Mosqueiro, neste domingo, 16. Cerca de 100 atletas se inscreveram na competição que bateu recorde de participantes este ano.
A travessia faz parte dos Jogos de Verão promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). 
De acordo com o titular da secretaria, Wilson Neto, a grande procura pela competição mostra a sua importância. “A procura foi tão grande, comparada a anos anteriores, que tivemos de limitar a 100 participantes. Isso revela que a travessia já é uma referência para os atletas que a procuram para testar seu potencial”, explicou o secretário.
Dos 100 inscritos, 77 disputaram a competição, entre homens e mulheres, divididos em 16 categorias por faixa etária, de 12 a 80 anos. O percurso total da prova, entre as praias do Murubira e o Farol, foi de 2500 metros.
Dentre os competidores participaram moradores de Mosqueiro, atletas independentes e  atletas federados, ligados a vários clubes, como Remo, Paysandu, Tuna Luso, Federação de Esporte Infanto Juvenil, além de academias e uma equipe de oficiais do Corpo de Bombeiros.
O primeiro atleta a finalizar a travessia foi o jovem Lucas Gomes, 17 anos, da Escola Superior de Educação Física (Adesef). Ele participa da competição desde 2012 e já conseguiu a segunda e a terceira  colocações. “O que me leva participar é por significar um desafio, já que o nado em área livre requer mais do atleta. E conseguir esse primeiro lugar significa a superação de um desafio”, comemorou o nadador. Lucas, que já competiu em diversas provas locais e nacionais, inclusive foi bronze no Sul-Americano, em 2015, foi convidado a integrar a seleção brasileira de natação devido ao resultado na travessia.
Quem também sagrou-se campeã na competição foi a jovem Ana Sofia Valente, 18 anos. Depois de participar de algumas edições da prova, ela levou o primeiro lugar entre as mulheres, pela primeira vez. “Fico muito feliz com esse resultado pois significa a superação dos meus limites”, festejou a atleta.
Os segundo e terceiro lugares, no masculino e feminino, respectivamente, ficaram com André Luiz Oliveira (Adesef), Marcelo Lima (Remo);  Geovana Cruz (Remo) e Regina Gomes (Adesef).
Os campeões receberam o troféu Luiz Carlos Acácio Barbosa, que recebeu esse nome em  homenagem ao professor e atleta com grande contribuição para a natação paraense. Os demais receberam medalhas de participação.
Além da colaboração de funcionários da Sejel, o evento contou com apoio de árbitros da Federação Estadual de Natação, Capitania dos Portos, Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário